G1 Mundo

Vulcão na Colômbia volta à atividade, e governo vê risco de erupção

today31 de março de 2023 3

Fundo
share close

As autoridades colombianas elevaram nesta sexta-feira (30) o nível de alerta do mortal vulcão Nevado del Ruiz, que voltou à atividade, e preveem uma possível erupção nos próximos dias ou semanas.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, pediu que as prefeituras da região do vulcão, que fica entre as províncias de Tolima e Caldas – região vizinha a Medelín – ativem protocolos.

“Temos um alerta laranja devido à mudança na sismologia do vulcão Ruiz. Os prefeitos devem preparar os protocolos para esse estado de alerta”, anunciou o presidente do país, Gustavo Petro, em uma mensagem no Twitter na sexta-feira.



O Serviço Geológico Colombiano notou na semana passada fratura de rochas no local. A partir disso, os especialistas constataram o aumento da atividade sísmica e elevaram o alerta para laranja.

O Nevado del Ruiz é um estratovulcão – ou seja, é formado de fluxos de lava e cinzas a partir da acumulação durante erupções.

Imagem de arquivo mostra vulcão Nevado del Ruiz, na Colômbia, em erupção em 2016. — Foto: AFP/Ingeominas

Exemplos famosos de erupções catastróficas de estratovulcões incluem Krakatoa, na Indonésia, que explodiu em 1883, e o Vesúvio, na Itália, que destruiu as cidades romanas de Pompéia e Herculano em 79 DC.

O maior desastre natural da Colômbia ocorreu em 1985, quando o Nevado del Ruiz entrou em erupção, derretendo gelo e neve que resultou em fluxos de água e fragmentos de rocha, matando mais de 25.000 pessoas.

Foi o quarto maior número de mortos em uma erupção já registrado no mundo, de acordo com o Programa Global de Vulcanismo da Smithsonian Institution dos Estados Unidos.

Desde então, o vulcão teve alguns episódios de emissão de cinzas e fumaça, como em 2012 e 2015.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onze-pessoas-morrem-pisoteadas-em-centro-de-distribuicao-de-comida-no-paquistao

G1 Mundo

Onze pessoas morrem pisoteadas em centro de distribuição de comida no Paquistão

Onze pessoas morreram em uma debandada durante a distribuição de farinha na cidade de Karachi, no sul do Paquistão, nesta sexta-feira (31), disse uma autoridade de saúde, em um dos vários incidentes do tipo nas últimas semanas à medida que a crise econômica do país se agrava. Entre os mortos estão cinco mulheres e três crianças, disse a polícia, enquanto outras cinco pessoas foram hospitalizadas após o incidente, que ocorreu […]

today31 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%