G1 Mundo

Vulcão na ilha de Java entra em erupção na Indonésia

today4 de dezembro de 2022 17

Fundo
share close

Vulcão Semeru expeliu uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar e situação é de alerta máximo, com retirada de moradores de casa. Japão chegou a monitorar possibilidade de tsunami, mas depois descartou.


Imagem mostra erupção do vulcão Semeru, na Indonésia — Foto: Agus Harianto/AFP



O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção no início do domingo, no horário local, expelindo uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar, levando as autoridades a alertar os moradores para ficarem longe da área de erupção. As informações são da agência Reuters.

As autoridades indonésias distribuíram máscaras aos residentes locais e emitiram alerta máximo numa escala que vai até quatro, iniciando a retirada de pessoas que vivem perto do vulcão.

A agência de mitigação de desastres da Indonésia já havia alertado os moradores a não realizarem nenhuma atividade dentro de 5 km do centro da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.

A Agência de Meteorologia do Japão chegou a divulgar que monitorava a possibilidade de um tsunami após a erupção, mas depois descartou. As informações foram divulgadas pela emissora pública NHK.

O vulcão começou a entrar em erupção às 2h46 (16h46 de sábado, no Brasil). Vídeos postados nas redes sociais mostraram nuvens de cinzas nas áreas próximas.

Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, incluindo 8,6 milhões em um raio de 10 km.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cubatao-tera-a-primeira-unidade-do-pais-dedicada-a-producao-de-diesel-100%-renovavel

G1 Santos

Cubatão terá a primeira unidade do país dedicada à produção de diesel 100% renovável

De acordo com a Petrobras, a nova planta será instalada na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC) e terá a capacidade de produzir 6 mil barris por dia (bpd) de BioQAV e 6 mil bpd de diesel 100% renovável, a partir do processamento de até 790 mil toneladas por ano de matéria-prima renovável. A RPBC foi escolhida em razão da proximidade com o mercado da região Sudeste e da maior integração com […]

today4 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%