G1 Mundo

Xi Jinping parecia mais relaxado do que Putin, dizem especialistas em linguagem corporal

today21 de março de 2023 11

Fundo
share close

O presidente da China, Xi Jinping, se mostrou mais relaxado e dominante do que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na primeira reunião em Moscou na segunda-feira (20), dizem especialistas em linguagem corporal que analisaram as imagens divulgadas pela Rússia.

Karen Leong, diretora-gerente da Influence Solutions, com sede em Cingapura, disse que Xi se antecipou a Putin por uma fração de segundo ao estender a mão para se cumprimentarem, sugerindo que “mesmo que ele seja a visita, ele é quem vai assumir a liderança neste relacionamento”.

Louise Mahler, especialista em linguagem corporal e comportamento de liderança com sede em Melbourne, Austrália, teve uma visão semelhante, observando que Xi havia colocado a mão em cima da de Putin, algo que também poderia indicar uma posição de domínio.



Ao se sentaram para trocas protocolares de elogios, momento em que se chamaram de “querido amigo”, Mahler disse que Putin se inclinou, contorceu a perna, cerrou o punho e olhou para o chão, sugerindo agitação.

Xi, por sua vez, parecia “firme e confiante”.

Leong notou os mesmos traços em Putin, contrastando com um comportamento aparentemente relaxado do Xi.

“Ao comparar os dois, Xi tem a postura de estadista“, disse ela. “Ele tem muita seriedade, ótimo contato visual, ele está olhando para Putin como um irmão mais velho olharia para um parceiro mais jovem.”

Putin, de 70 anos, na verdade é alguns meses mais velho que Xi e está no poder quase o dobro de tempo.

Leong, no entanto, disse que Xi também apresentou sinais de pressão, piscando com mais frequência durante a reunião.

Kim Hyung-hee, diretor do Laboratório de Linguagem Corporal da Coreia do Sul, disse que o aperto de mão forte e as ocasiões em que os homens tentaram evitar o contato visual mostraram que havia muito em jogo para ambos.

“Eles têm grandes expectativas sobre a reunião. Você pode ver tensão lá – e você sabe que não há amigos reais na política”, disse Kim.

Os países ocidentais demonstram interesse em cada detalhe das negociações entre dois dos líderes mais poderosos, mas também secretos, do mundo, enquanto Putin busca o apoio de Xi para a invasão da Ucrânia e sua ajuda para preencher as lacunas no comércio deixadas pelas amplas sanções ocidentais.

Os presidentes da China, Xi Jiping, e da Rússia, Vladimir Putin, durante encontro no Kremlin, em Moscou, em 20 de março de 2023 — Foto: Reprodução




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-crise-do-credit-suisse-manchou-reputacao-de-estabilidade-da-suica

G1 Mundo

Como crise do Credit Suisse manchou reputação de estabilidade da Suíça

"Com a aquisição do Credit Suisse pelo UBS, foi encontrada uma solução para garantir a estabilidade financeira e proteger a economia suíça nesta situação excepcional", diz um comunicado do Banco Nacional da Suíça, que observou que o banco central trabalhou com o governo suíço e a Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro Suíço para promover a fusão dos dois maiores bancos do país. Apesar disso, as ações do Credit Suisse […]

today21 de março de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%