G1 Mundo

Zelensky afirma não estar ‘pronto’ para negociar com a Rússia

today5 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

‘Eles [os russos] têm que sair do nosso território. Somente depois disso o mundo pode iniciar a diplomacia’, disse o presidente da Ucrânia.


Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em seu gabinete durante conversa telefônica em 21 de julho de 2023 — Foto: Assessoria da presidência ucraniana/via REUTERS



O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo (5) que não está “pronto” para iniciar conversações com a Rússia, a menos que Moscou retire suas tropas das áreas ocupadas.

Zelensky mencionou relatos de que altos funcionários europeus e americanos falaram com seu governo sobre o início de negociações para encerrar a guerra, depois de um comandante ucraniano dizer que o conflito está estagnado.

Os Estados Unidos “sabem que não estou pronto para conversar com os terroristas, já que suas palavras não valem de nada”, disse Zelensky à rede americana NBC.

“No momento, não temos nenhum relacionamento com os russos, e eles sabem que essa é minha postura”, declarou o presidente. “Eles têm que sair do nosso território. Somente depois disso o mundo pode iniciar a diplomacia”, acrescentou.

Zelensky reconheceu que o conflito, iniciado em fevereiro de 2022, após a ofensiva das tropas russas, está em um momento “difícil”, mas negou que esteja em um impasse.

A extensa linha de frente quase não se moveu no último ano, embora a Ucrânia tenha lançado uma contraofensiva em junho para recuperar territórios ocupados pela Rússia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

george-santos,-deputado-de-origem-brasileira,-sobrevive-a-votacao-e-permanece-no-congresso-dos-eua

G1 Mundo

George Santos, deputado de origem brasileira, sobrevive a votação e permanece no Congresso dos EUA

Os deputados da Câmara dos Estados Unidos decidiram não cassar o mandato de de George Santos, um político de origem brasileira, nesta quarta-feira (1º) . Santos é do Partido Republicano, que controla a Casa. Para ser aprovada, a medida precisava de dois terços dos deputados, o equivalente a 290 votos. No entanto, apenas 24 deputados republicanos votaram a favor da expulsão. Entre os democratas, 32 votaram contra a cassação. O […]

today5 de novembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%