G1 Mundo

Zelensky chega à Itália para encontro com Papa Francisco

today13 de maio de 2023 5

Fundo
share close

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou em Roma, na Itália, neste sábado (13) para conversas com funcionários do governo do país e o Papa Francisco, que no final de abril disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para acabar com a guerra com a Rússia.

Esta é a primeira viagem de Zelensky à Itália desde a invasão da Rússia, em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o jornal italiano “Corriere della Sera”, o encontro com o pontífice estava marcado para perto das 10h no horário de Brasília, mas foi adiado em 1 hora.

“Uma visita importante para a próxima vitória da Ucrânia!”, escreveu o ucraniano em uma rede social ao desembarcar.



Logo após a sua chegada, Zelensky foi até o Palácio do Quirinal, residência oficial do presidente da Itália, Sergio Mattarella, onde ele teve um encontro de meia-hora.

“É uma honra para a Itália tê-lo aqui em Roma. Tenho o prazer de encontrá-lo novamente após nosso encontro há mais de três anos, mesmo que a condição que você enfrenta seja bem diferente. Estamos totalmente ao seu lado, seja bem-vindo presidente”, disse Mattarella.

Depois, o ucraniano teve uma reunião de mais de 1 hora com a primeira-ministra Giorgia Meloni no Palazzo Chigi, sede do governo italiano.

Meloni visitou Zelensky em Kiev em fevereiro. Na ocasião, ela assegurou o apoio contínuo da Itália à Ucrânia, apesar de alguns de seus aliados, principalmente o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, terem laços estreitos de longa data com Moscou.

Zelensky e primeira-ministra italiana Giorgia Meloni se cumprimentam em Roma. — Foto: REUTERS/Remo Casilli

O encontro com o Papa seria a parte mais significativa da estadia de Zelensky na Itália. Ele conheceu o pontífice em 2020 no Vaticano e os dois tiveram várias conversas por telefone desde o início da guerra.

No final de abril, durante o voo de retorno à Roma após sua visita à Hungria, Francisco disse a repórteres que o Vaticano estava envolvido em uma missão de paz, mas não ofereceu mais detalhes sobre o fato.

Nem Moscou, nem Kiev comentaram as declarações do pontífice.

Antes do fim de sua viagem no país, o presidente ucraniano também deve participar de um popular talk show da televisão italiana.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

desafiado-nas-urnas,-erdogan-testa-a-eficacia-dos-poderes-que-acumulou-para-manter-se-no-poder

G1 Mundo

Desafiado nas urnas, Erdogan testa a eficácia dos poderes que acumulou para manter-se no poder

O problema é que esta aliança parece disfuncional, com nacionalistas, islâmicos, seculares e progressistas — partidos de interesses distintos que se juntaram com um só objetivo: tirar do poder o presidente, de 69 anos. Os cidadãos turcos irão às urnas neste domingo (14) para escolher o novo líder do país ou renovar o mandato de Erdogan em eleições presidenciais e parlamentares. As pesquisas sugerem um empate técnico entre os dois […]

today13 de maio de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%