G1 Mundo

Zelensky diz que é absurdo Rússia presidir Conselho de Segurança da ONU

today1 de abril de 2023 5

Fundo
share close

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado (1º) que é absurdo que a Rússia tenha assumido a presidência rotativa do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Para ele, isso mostra a “falência total” da instituição.

A última vez em que Moscou ocupou o cargo foi em fevereiro de 2022, quando suas tropas iniciaram a invasão do território ucraniano. “Infelizmente, temos algumas notícias obviamente absurdas e destrutivas”, disse Zelensky em um discurso gravado em vídeo.

O presidente da Ucrânia mencionou um bombardeio russo que matou um bebê na sexta (31) e disse que, “ao mesmo tempo, a Rússia está presidindo o Conselho de Segurança da ONU“.



“É difícil imaginar algo que prove mais a total falência de tais instituições”, acrescentou.

O Conselho de Segurança da ONU é um órgão internacional que tem a missão de trabalhar pela manutenção da segurança e da paz mundial. Ele foi criado após a Segunda Guerra, e a sede fica em Nova York.

Cinco países são integrantes permanentes e têm o poder de vetar qualquer medida que for votada no conselho: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

Outros 10 assentos são rotativos. O Brasil ocupa um deles atualmente, ao lado de: Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos.

Do lado russo, o Kremlin informou na sexta que planeja “exercer todos os seus direitos” no período em que presidir o Conselho de Segurança da ONU.

A embaixadora americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, disse esperar que a Rússia se comporte “profissionalmente” no cargo.

Como a Rússia, país em guerra, pode assumir o Conselho de segurança da ONU ?

Como a Rússia, país em guerra, pode assumir o Conselho de segurança da ONU ?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ira-ordena-prisao-de-mulheres-agredidas-por-nao-usarem-hijab

G1 Mundo

Irã ordena prisão de mulheres agredidas por não usarem hijab

As autoridades iranianas ordenaram a prisão de duas mulheres depois que um vídeo no qual elas são vistas sendo atacadas por um homem por não usar o hijab viralizou, informou o Judiciário neste sábado (1º). As imagens, amplamente divulgadas nas redes sociais no Irã, mostram duas clientes dentro de uma loja com a cabeça descoberta sendo agredidas por um homem após uma discussão. O homem derrama um balde de uma […]

today1 de abril de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%