G1 Mundo

Zelensky diz que Lula repete falas de Putin: ‘Para ser honesto, pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo’

today7 de agosto de 2023 9

Fundo
share close

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez críticas a Lula, do Brasil, durante uma entrevista feita pela agência de notícias EFE neste domingo (6). A resposta do ucraniano termina com ele dizendo o seguinte: “Para ser honesto, pensei que ele (Lula) tinha uma compreensão maior do mundo”.

Entre outras afirmaçõ,es Zelensky disse que:

  • Lula faz declarações porque acredita que a população Brasil não sabe o que está acontecendo na Rússia.
  • As declarações de Lula não trazem paz.
  • A fala de Celso Amorim sobre levar em conta a segurança da Rússia nas negociações de paz é uma reprodução da fala de Vladimir Putin.



Pergunta sobre falas de Lula e Amorim

O entrevistador perguntou a Zelensky o que ele tinha a dizer a respeito de uma fala de Lula, que afirmou que o ucraniano e o presidente da Russia, Vladimir Putin, não estariam interessados em um acordo de paz para dar um fim ao conflito na Ucrânia.

Além disso, o assessor especial para assuntos internacionais do Brasil, Celso Amorim, afirmou que um eventual acordo deveria levar em considerações preocupações dos russos em relação a segurança.

Zelensky deu uma reposta longa.

“Acho que o presidente Lula é uma pessoa experiente, mas não entendo muito bem uma coisa: será que ele acredita que sua sociedade (o Brasil) não entende completamente o que está acontecendo e que ele conta com isso? As declarações de Lula não trazem paz de forma nenhuma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Apenas a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que devem ser dadas para a segurança da Rússia. Eu simplesmente acredito que ele (Lula) tem sua própria opinião. Os pensamentos não precisariam coincidir com os de Putin”.

Zelensky diz que Lula não precisaria concordar com Putin

Em seguida, o presidente ucraniano faz elogios ao Brasil: “O país dele (de Lula) não está em guerra com ninguém, e o Brasil é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo atualmente. O povo (do Brasil) é respeitado, sua visão e suas perspectivas do mundo são respeitadas. O Brasil não é um país agressor, mas um país pacífico. Por que precisaria concordar com as narrativas do líder do Estado (russo, Vladimir Putin), que não é diferente de qualquer colonizador?”

Zelensky segue criticando Putin: “Ele (Putin) mente constantemente, manipula constantemente, desinforma constantemente as pessoas. Está matando nossas crianças e violando nossas mulheres.”

Por fim, ele diz que ele e Lula deveriam conversar: “Para ser honesto, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente comigo e me diga. E acredito que vamos acabar com isso. Para ser honesto, pensei que ele tinha uma compreensão maior do mundo. Acredito que é muito importante ver o mundo como um todo. Porque o que você me diz (ou seja, a frase que Lula teria dito) é triste, muito triste.”




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

trump-critica-juiza-responsavel-por-caso-em-que-ele-e-processado-sobre-tentativa-de-reverter-eleicoes-de-2020

G1 Mundo

Trump critica juíza responsável por caso em que ele é processado sobre tentativa de reverter eleições de 2020

Donald Trump criticou neste domingo a juíza federal designada para o processo no qual ele é acusado de tentar reverter a eleição presidencial de 2020, enquanto seu advogado argumentou que as ações tomadas pelo ex-presidente norte-americano após a derrota foram apenas questionamentos. Trump, em uma postagem de rede social disse: "NÃO HÁ COMO TER UM JULGAMENTO JUSTO COM A JUÍZA 'DESIGNADA'", acrescentando que planeja buscar a retirada da juíza distrital […]

today7 de agosto de 2023 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%