G1 Santos

Entidade atua para diminuir o impacto das fraudes financeiras no Brasil

today13 de dezembro de 2023 2

Fundo
share close

Luiz Caramez, empresário na Baixada Santista e líder de novos negócios, explica o perfil da instituição. “Sou membro voluntário do IPGE, que é uma organização sem fins lucrativos, voltada à defesa dos direitos dos investidores e à promoção de práticas de empreendedorismo sério e seguro. Desde 2019, tem como missão erradicar práticas fraudulentas que ameaçam o setor de investimentos e o empreendedorismo”.

Fazem parte dos propósitos da entidade impedir a proliferação de atividades financeiras ilícitas no setor; representar e restituir o maior número de vítimas dentro de todas as medidas cabíveis; promover a reeducação financeira de modo a coibir a multiplicação deste tipo de atividade fraudulenta no país; proteger e militar em prol do empreendedorismo sério e dos direitos das vítimas de empresas fraudulentas; entre outras ações que beneficiem a economia e seu desenvolvimento.

O atual presidente do IPGE, Antonio Amaro Mesquita Neto, lidera a pauta e tem como primeira tarefa processar criminalmente os responsáveis. “Vivenciamos uma era em que a população brasileira tem sido prejudicada por crimes financeiros, e o IPGE, mediante este cenário alarmante, executa um trabalho forte: a defesa dos investidores lesados”, afirma Mesquita. Ele também busca formas de reparação para as vítimas, reconhecendo o impacto devastador na vida financeira e na saúde mental das pessoas impactadas.



Muitas vítimas de empresas fraudulentas fazem parte do quadro de associados, o que torna o IPGE uma voz poderosa na defesa dos interesses individuais homogêneos, coletivos e difusos desse grupo. Além disso, o IPGE tem sido um forte defensor da regulação do mercado de investimentos.

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) atualiza suas normas e regulações visando proteger investidores e empreendedores. Caramez enfatiza a importância dessas regulamentações para o ambiente e o mercado financeiro, para agregar força e segurança ao movimento. Ele conheceu o trabalho do IPGE durante sua jornada empreendedora que começou na Barrah Investimentos, onde teve oportunidade de analisar mais de 300 startups e participar ativamente de dezenas de empresas na fase inicial.

Frentes inovadoras de negócio

“Em 2022, saí da Barrah com a vontade de entrar na operação de uma empresa, indo para o outro lado da mesa”, conta Luiz. “Em julho do mesmo ano, fiz um curso de inovação, estratégia e sustentabilidade em Londres e voltei para o Brasil para trabalhar com produto no Kria, uma plataforma de equity crowdfunding (vaquinha para investir em PMEs) que estava em um processo de inovação interno, construindo uma nova frente de negócios chamada KRS”, continua.

“É uma infraestrutura de software whitelabel (personalizável), que abrange desde governança empresarial, gestão e captação de rodadas privadas, até a ponta final de rodadas públicas para empresas de até R$ 40 milhões de faturamento, vinculadas à Resolução 88 da CVM”, esclarece o executivo.

Sua missão no IPGE é educar o público que tem interesse em investir em empresas inovadoras e escaláveis. “Na minha opinião, o principal desafio no ecossistema de inovação e investimentos é a educação financeira. Está cada vez mais difícil prever os mercados dado os contextos de mudança climática, guerras, instabilidade política ao redor de todo o mundo e o mundo mais inovador, trazendo novas tecnologias a todo o momento. Com tantas variáveis, a chave para a maior confiança e menor avessidade a investimentos em inovação está na Educação”, diz Caramez.

Para combater as fraudes que estão aterrorizando o mercado de capitais, o IPGE utiliza principalmente as Ações Civis Públicas (ACPs). Essas ações têm por objetivo processar cível e criminalmente empresas fraudulentas de investimentos que já captaram indevidamente mais de R$ 1 trilhão dos brasileiros. “Neste primeiro semestre de 2023, já foram distribuídas 30 ações civis públicas visando reparar danos aos investidores, incluindo representações contra Americanas, GR Canis, SFO Holding, Rental Coins e G44, que somam mais de duzentas mil vítimas”, conta Bruno Bom, diretor do IPGE.

Em um cenário empresarial marcado por desafios e incertezas, é fundamental contar com uma força catalisadora, que impulsione as atividades empresariais e toda a cadeia econômica associada. Mas vale destacar que o objetivo do IPGE não se limita a resolver questões no meio empresarial. Sobretudo, é uma organização que trabalha incansavelmente para encontrar soluções que beneficiem o elo mais fraco dessa corrente: os consumidores.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dicas-para-ter-uma-pericia-medica-tranquila-no-inss

Pleno News

Dicas para ter uma perícia médica tranquila no INSS

Elisângela Coelho - 13/12/2023 09h47 Durante a consulta, seja honesto sobre sintomas, limitações e agravamentos da sua condição Foto: Cottonbro Studio para Pexels Passar por uma perícia médica no INSS pode ser um processo estressante, mas estar preparado e seguir algumas dicas pode tornar essa experiência mais tranquila e aumentar as suas chances de obter o benefício que você necessita. Aqui estão algumas dicas para ter uma perícia médica no […]

today13 de dezembro de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%