Objetivo é a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Trinta e três escolas municipais de Santos, no litoral de São Paulo, estão sendo modernizadas para atender aos novos requisitos de segurança do Corpo de Bombeiros. O objetivo é a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que atesta que a edificação atende às especificações das medidas de segurança e combate a incêndio previstas no Decreto Estadual 63.911.
O município acrescenta que deste grupo de escolas, que conta com as unidades “mais antigas” da cidade, 16 prédios já foram aprovados nas vistorias e receberam o documento. Outras duas escolas estão na reta final para a obtenção do documento, são elas: Emília Maria Reis, no bairro Vila Belmiro, que aguarda a emissão do documento, e o Centro Darcy Ribeiro, no bairro Vila Mathias, onde falta apenas o treinamento da brigada.
A administração municipal complementa que os serviços são realizados com o mínimo de impacto para a vida escolar. Eles começaram em 30 de novembro do ano passado e têm prazo de 12 meses para serem concluídos.
Em conteúdo divulgado pela prefeitura, de acordo com a legislação, o nível de exigência vai desde os estruturais, que são extintores, sinalizações de rota de fuga, até os não estruturais, que se baseiam na orientação das equipes para utilização dos equipamentos.
O município aponta também que as adequações estão sendo feitas pela Construtora Ferreira Marques, sob a fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). O custo total é de R$ 501 mil, incluindo material, mão de obra e equipamentos. A verba é da cidade e de convênios federais e estaduais.
Ainda de acordo com a administração municipal, a citada empresa contratada é responsável pelos testes de verificação dos aparelhos, assim como das instalações hidráulicas, elétricas e outros que forem necessários. Ela deverá reunir toda a documentação, recolher taxas e efetuar o trâmite burocrático para a obtenção do AVCB junto ao Corpo de Bombeiros.
Publicar comentários (0)