Guia de pesca registra aparição de golfinhos ao retornar de pescaria em Itanhaém, SP
Um grupo de golfinhos foi flagrado saltando, na tarde de terça-feira (27), perto do Parcel da Conceição, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. O guia de pesca Alexandre Passarinho, de 42 anos, registrou a aparição. Ele disse ao g1 que sempre costuma pescar no local e já havia avistado baleias, arraias, pinguins e focas.
Nas imagens gravadas pelo guia de pesca, é possível ver o momento em que ele percebe a presença dos animais marinhos e ainda brinca com eles: “Espantou todos os meus peixinhos, hein, seu danado?” (veja o vídeo acima).
O registro foi, por volta das 16h, quando Alexandre retornava da pescaria com o primo. “[Me sinto] na presença de Deus, poucos têm essa oportunidade”.
Guia de pesca registrou aparição de golfinhos durante retorno de pescaria em Itanhaém, no litoral de SP — Foto: Alexandre Passarinho
Ao g1, o biólogo Eric Comin afirmou que trata-se do golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis). O animal marinho, segundo ele, pode viver em média até 30 anos e atingir o tamanho máximo por volta dos 20 anos.
“Ele tem a maturidade sexual entre 8 e 15 anos, tem a gestação do filhote, então a cada três anos ele se reproduz e tem um cuidado com o filho por 5 anos, que é o que a gente chama de cuidado parental”.
Eles são animais que podem ficar próximos da costa ou no oceano, dando preferência à faixa de água mais próximo da superfície, ou seja, até os 10 metros de profundidade. “Mas eles mergulham em uma faixa de até 60 metros, claro que para estar se alimentando”.
A alimentação da espécie, segundo o biólogo, é rica em peixes, tanto de pequeno quanto grande porte, como sardinhas e manjubinha. Além disso, se alimentam de invertebrados, crustáceos e moluscos.
“O estado de conservação, segundo a União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) para essa espécie, é pouco preocupante. A gente tem o processo de captura acidental, que seria a principal ameaça, [mas] essa espécie é extremamente comum na nossa região”, finalizou.
Golfinhos são flagrados por guia de pesca em Itanhaém, no litoral de São Paulo — Foto: Alexandre Passarinho
Publicar comentários (0)