Além do apoio da Guarda Civil Municipal, a rede de ensino do Município dispõe de botão de pânico e controladores de acesso em todas as escolas
Garantir a segurança na rede municipal de ensino é prioridade para a Prefeitura de Guarujá. E para reforçar a sensação de segurança entre alunos, professores e toda a comunidade escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) ampliou o número de câmeras de monitoramento instaladas nas unidades escolares, que recentemente passaram de 1.925 para 2.010.
A oferta de todo esse serviço é possível através de contrato firmado entre a Seduc e a empresa Grupo GP – Guarda Patrimonial. Outros itens também complementam as ações em prol da segurança nas escolas municipais de Guarujá. Entre eles, o chamado botão do pânico, que aciona diretamente o Centro de Controle Operacional (CCO), na Guarda Civil Municipal (GCM), além de uma pronta resposta dos guardas patrimoniais da empresa terceirizada.
Alarmes e sensores (infravermelho) também estão instalados nas escolas e interligados às respectivas centrais. Ao todo, 73 unidades estão contempladas com o sistema integrado de segurança, entre escolas, núcleos de educação infantil (creches), bibliotecas centrais, Casa do Educador e ainda, os centros de atividades educacionais e comunitárias (Caecs). Estes, por exemplo, contam com segurança 24 horas.
Mais de 70 guardas patrimoniais (vigilantes) também atuam nas escolas diuturnamente. Esse profissional, inclusive, tem especialização em defesa pessoal.
Tecnologia
Todo esse sistema de monitoramento na rede municipal de ensino conta com recursos atualizados, equipamentos de alta resolução e utilização de tecnologia Full HD, por meio da intranet e dados móveis. Além disso, a Prefeitura estuda novas medidas para melhor controlar os acessos junto às unidades escolares.
Rondas Escolares
A Secretaria de Educação conta ainda com o apoio da Guarda Civil Municipal, que, através do serviço de ronda escolar, faz o patrulhamento preventivo nas imediações das escolas municipais, com pontos de estacionamento estratégico.
As imagens são enviadas para o Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da GCM, no bairro Jardim Helena Maria, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).
A GCM ainda mantém a Central de Atendimento 153 (GCM) e o Centro de Segurança Integrado (CSI), que funciona no Morro da Campina, integrado ao Copom, da Polícia Militar. Assim, todas as ligações recebem um protocolo e são direcionadas aos órgãos correspondentes para averiguação das denúncias.
Publicar comentários (0)