O litoral de São Paulo vem se destacando no cenário nacional como referência em inovação e desenvolvimento sustentável. Com investimentos em infraestrutura, tecnologia e planejamento urbano, cidades da região estão se reinventando para se tornarem mais inteligentes, eficientes e amigáveis ao meio ambiente.
O tema será abordado no Construinova Litoral 2023, que acontecerá no Centro Cultural Raul Cortez, nos dias 19 e 20 de outubro, em Mongaguá.
A importância da conexão e transparência de dados com metas estabelecidas em planos sustentáveis foi destacada por Fernanda Meneghello, arquiteta e urbanista. Ela é e colaboradora do livro “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: um desafio do Brasil no século XXI”.
“Quanto mais conectadas e transparentes em dados, as cidades se desenvolvem de acordo as suas necessidades de forma mais clara e eficiente, respondendo adequadamente ao desenvolvimento de seus próprios habitantes”, disse.
Segundo Fernanda, atingir a inteligência em cidades significa garantir à população melhoras de indicadores nas questões de segurança, saúde, e educação e suas esferas sociais, culturais e administrativas.
Além disso, investimentos em setores e materiais de infraestrutura que empreguem tecnologia ainda representam custos para cidades, cujos seus benefícios poderão reverter a médio e longo prazo para a sociedade e população residente.
Tecnologia no planejamento urbano
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais vital no planejamento urbano, moldando o futuro das cidades de maneira revolucionária.
À medida que as áreas urbanas continuam a crescer em todo o mundo, enfrentam desafios complexos, como aumento da densidade populacional, congestionamento de tráfego, poluição, demanda crescente por serviços públicos e a necessidade de uma gestão eficiente dos recursos.
Nesse cenário, a tecnologia surge como uma aliada fundamental para enfrentar esses desafios e criar cidades mais sustentáveis e inteligentes.
Para Fernanda, a inteligência artificial está diretamente ligada ao conceito de cidades inteligentes. “A IA pode auxiliar o planejamento urbano no momento que simula um estudo das verdadeiras necessidades de seus habitantes, simulando a apontando melhorias previstas em indicadores e modelos apontados.”
A especialista ainda afirma que, no âmbito dos resíduos sólidos, a IA pode otimizar a coleta seletiva e aumentar o potencial de reciclagem dos municípios por meio da utilização de câmeras e sensores que selecionem e separem os resíduos reciclados por tipos dentro do seu processo de separação.
Construinova Litoral 2023
O encontro, dedicado a reunir as mentes mais criativas e visionárias do setor, será uma oportunidade ímpar para profissionais, estudantes e entusiastas se aprofundarem nas tendências e melhores práticas do mercado.
O evento tem entrada gratuita, e as inscrições podem ser feitas através deste site. O Construinova acontecerá no Centro Cultural Raul Cortez, nos dias 19 e 20 de outubro, e busca ser uma oportunidade única de aprendizado, networking e imersão nas novidades do setor.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)