G1 Mundo

Biden enfrenta entrevista como um constrangedor teste de cognição

today12 de julho de 2024 6

Fundo
share close

Na entrevista coletiva de uma hora travestida num angustiante teste de cognição, Joe Biden deu provas de que não arreda pé de sua candidatura à reeleição — “sou o mais qualificado para o trabalho” — apesar das deserções de seus partidários. O presidente discorreu com fluidez sobre temas áridos, cometeu gafes e sussurrou em algumas respostas, numa atmosfera marcada pelo constrangimento de seus espectadores.

As gafes, que sempre foram uma marca registrada do presidente, agora são vistas por outro prisma — o do declínio cognitivo. Biden se referiu a Kamala Harris como o vice-presidente Donald Trump, pouco tempo depois de ter apresentado Volodymyr Zelensky como o presidente Putin.

O mundo agora olha para esses deslizes pela lente da dúvida sobre a capacidade do presidente, de 81 anos, de cumprir mais quatro anos à frente da Casa Branca. Biden minimizou a inquietação no Capitólio, onde 17 congressistas pediram publicamente que ele desista da candidatura.



“Eu acho que sou o mais qualificado para vencer. Há pessoas que também podem derrotar Trump, mas seria começar do zero”, ponderou. Imediatamente após a coletiva, o deputado Jim Himes, principal democrata do Comitê de Inteligência da Câmara, defendeu que o presidente abandone a disputa.

Biden dá entrevista nos EUA em meio a pressão para desistir da eleição — Foto: Reprodução

A entrevista de Biden serviu basicamente como um julgamento de suas aptidões e expôs a encruzilhada de sua candidatura. Daqui por diante, suas aparições terão o mesmo objetivo: a busca de sinais do avanço da idade e do declínio cognitivo, a despeito da experiência de meio século de serviço público.

A forma como o presidente se apresenta passou a importar mais do que o seu conteúdo, e essa realidade, por si só, deixa poucas opções para a sustentação de sua candidatura.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

comeca-casamento-indiano-‘do-seculo’-em-mumbai

G1 Mundo

Começa casamento indiano ‘do século’ em Mumbai

A cerimônia começou oficialmente com uma procissão com a presença do noivo pelas ruas de Mumbai. A lista de convidados está cravejada de bilionários e estrelas de Hollywood. Para dar conta do tráfego de celebridades e autoridades internacionais, a cidade de Mumbai, a maior do país, teve até vias bloqueadas para o tráfego. Nesta sexta, cartazes em apoio ao primeiro-ministro indiano, Nadrendra Modi, apareeram instalados ao longo da estrada que […]

today12 de julho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%