G1 Santos

Estudante de Medicina faz ‘Ligações de Afeto’ para resgatar pacientes que abandonaram tratamento em SP; VÍDEO

today26 de maio de 2024 3

Fundo
share close

Um estudante de medicina inseriu um projeto humanizado, desenvolvido por um aluno mineiro, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cubatão (SP). Por meio do ‘Ligações de Afeto’, Yohan Schmidt Krubniki, de 26 anos, tenta ‘resgatar’ os pacientes para continuidade dos tratamentos que, por algum motivo, foram interrompidos.

“A gente tenta trazer de volta à unidade de saúde os pacientes mais graves, aqueles que precisam de maior atenção e, por algum motivo, não compareceram mais às consultas e fazer eles retornarem, [além de] conscientizá-los que aquela [doença] precisa ser tratada”, disse Yohan.

Imagens obtidas pelo g1, mostram o estudante Yohan em ação ao acompanhar se o paciente realizou os exames e buscando entender os motivos dele não ter dado continuidade ao tratamento (assista o vídeo acima).



Nascido em Sorocaba (SP), Yohan mudou-se para Cubatão (SP) há seis anos para realizar o sonho de ser médico. Ele, que também cria conteúdos acadêmicos sobre a profissão nas redes sociais, conheceu o estudante Lurdiano Costa Freitas, um dos desenvolvedores do “Ligações de Afeto”.

Estudante de medicina faz ‘ligações de afeto’, em Cubatão (SP), para ‘resgatar’ os pacientes para continuidade dos tratamentos — Foto: Arquivo Pessoal e Reprodução

“Quando vi esse projeto dele, a gente já era amigo. Fiquei muito feliz com isso [ideia] e então ele começou a produzir [fazer as ligações] e logo pensei que também poderia participar”, afirmou ele, que se interessou ao perceber que uma simples ligação é muito significante na vida do paciente.

“Para cuidar de uma pessoa, exercer a Medicina, a gente não precisa do hospital mais tecnológico e inovador que existe, a gente não precisa de um aparelho mega sofisticado. O que a gente precisa é ter cuidado, carinho e amor, gerando assim um vínculo“, disse.

Segundo ele, o vínculo gerado com a ligação mostra ao paciente que ele não é apenas mais um.

“As pessoas acham que elas precisam de muito para tratar de uma pessoa, para cuidar de alguém, quando, na verdade, uma ligação pode fazer a diferença na vida dela”, disse Yohan.

Uma busca ativa por pacientes durante um estágio na UBS fez o mineiro e estudante de medicina Lurdiano Costa Freitas desenvolver o projeto. “Não era nossa obrigação, mas queríamos que o paciente voltasse para saber se nossas intervenções tinham sucesso, e aí começamos a ligar como iniciativa”.

A ideia transformou-se em um projeto de extensão que busca capacitar profissionais de saúde em todo o país, que é o caso do Yohan. “Expliquei o projeto e havia o desejo no coração dele de levar algo à Baixada [Santista]. Então nossa conversa foi de como adaptar isso à realidade dele”.

Lurdiano notou que os pacientes retornaram mais às unidades após o tratamento humanizado do projeto. “[Eles] aderem melhor ao tratamento, estão mais satisfeitos com o serviço de saúde. Acredito que o ‘Ligações de Afeto’ seja uma estratégia. Então, precisamos adaptar a cada realidade”.

Ele enfatizou o desejo de que o Brasil seja coberto por uma onda de afeto. “Queremos nos adaptar e achar um jeito de chegarmos em todos os locais do Brasil. Nosso intuito como projeto é capacitar pessoas a olharem cada vez mais para seus pacientes como seres humanos”.

O mineiro e também estudante de medicina Lurdiano Costa Freitas é um dos idealizadores do projeto ‘Ligações de Afeto’ — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

carro-usado-em-execucao-de-pre-candidato-e-encontrado-incendiado-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Carro usado em execução de pré-candidato é encontrado incendiado no litoral de SP

A vítima foi baleada na noite da última sexta-feira (24), na Rua 1° de Junho. Conforme apurado pelo g1, o veículo que foi queimado foi visto parando em frente ao empreendimento de eventos de Edgar, que estava no escritório. Um criminoso desceu do carro armado, invadiu o prédio e atirou ao menos dez vezes contra o empresário, que foi socorrido por testemunhas, levado ao Hospital Guarujá, onde foi atendido pela […]

today26 de maio de 2024 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%