G1 Santos

Garrafa de soda cáustica ingerida por adolescente que morreu não seguia as normas da Anvisa; entenda

today18 de janeiro de 2023 132

Fundo
share close

O adolescente de 16 anos que morreu ao ingerir soda cáustica como se fosse água, em um comércio em Guarujá, no litoral de São Paulo, tomou o líquido de uma garrafinha semelhante àquelas em que servem sucos e água de coco, contou uma testemunha à polícia. De acordo com a Anvisa, a Resolução RDC nº 697, de 13 de maio de 2022, estabelece que a soda cáustica deve estar em embalagem plástica rígida, reforçada e resistente à ruptura.

A Anvisa explica que produtos corrosivos à pele ou que causam lesões graves, que é o caso da soda cáustica, precisam estar em embalagens resistentes e estruturadas, mesmo depois de abertas.

O órgão esclarece que a empresa que vender o líquido deve apresentar um registro na Anvisa que comprove a eficiência da tampa e do recipiente que será armazenado o produto, conforme a norma ISO 8317 [exigências e os métodos para embalagens resistentes à abertura por crianças].



Veja quais observações que devem constar no rótulo das embalagens:

  • Perigo de queimaduras graves
  • Produto corrosivo sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas
  • Produto deve ser mantido fora do alcance de crianças e animais domésticos.
  • Fazer o uso da proteção individual como; óculos, roupas e luvas de calçados de proteção
  • Conservar unicamente no recipiente de origem
  • Lavar a pele cuidadosamente após manuseamento
  • Em caso de ingestão, tomar muita água ou leite imediatamente

Segundo Magario, como houve um intervalo de tempo significativo entre a ingestão do líquido, em 1º de dezembro, e a morte do jovem, em 9 de janeiro, a Polícia Civil aguarda o laudo do Instituto Médico Legal para confirmar a relação da ingestão do produto químico com as lesões que ocasionaram o óbito.

A autoridade policial disse, ainda, buscar mais testemunhas que possam contribuir para investigação. O delegado quer saber se alguém ofereceu a soda cáustica à vítima. “Depois disso vamos avaliar se foi doloso ou culposo [sem intenção ou com intenção de matar], por imprudência ou negligência”.

De acordo com o boletim de ocorrência, Heitor saiu de casa para comprar cloro e desinfetante para a avó, no dia 1º de dezembro, em um comércio em Vicente de Carvalho.

Segundo o documento, a família alega que Heitor teria pedido um pouco de água e recebido uma garrafa com o produto químico. Ele tomou soda cáustica por engano como se fosse água. O dono do comércio e um funcionário estiveram na delegacia e negaram a história.

O comércio disse, em nota, que Heitor pediu desinfetante e, enquanto aguardava para ser atendido, outro cliente pediu um frasco de soda cáustica. O adolescente, ainda de acordo com o estabelecimento, teria pegado a garrafa, aberto e a colocado debaixo do braço, vindo a derramar parte o produto no chão.

Naquele momento, segundo o comércio, um funcionário o alertou: “Cara isso é soda”. Mesmo assim, de acordo com o estabelecimento, o menino teria levado a garrafa à boca e, depois, vomitou.

Heitor morreu em 9 de janeiro, dois dias após começar a sentir dores abdominais. A prima do adolescente disse que ele foi levado à Casa de Saúde de Guarujá, passou por consulta médica e, como o coração estava acelerado, foi colocado no soro. Eduarda explicou que coletaram o sangue do garoto e o resultado revelou uma “inflamação no estômago e que as plaquetas estavam altas”.

No dia em que morreu, Heitor havia sido encaminhado para fazer uma endoscopia e, segundo a prima, saiu da sala precisando de reanimação. “Foi imediatamente para sala de emergência, onde vários médicos tentarem reanimá-lo, porém sem êxito”.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

torcedor-fanatico-do-santos-fc-incrementa-tatuagem-na-testa-com-‘coroa-de-pele’;-video

G1 Santos

Torcedor fanático do Santos FC incrementa tatuagem na testa com ‘coroa de Pelé’; VÍDEO

Um torcedor do Santos Futebol Clube tatuou uma coroa em homenagem a Pelé na testa, acima do escudo do clube, que foi gravado na pele há 16 anos. Em entrevista ao Tribuna Esporte, da TV Tribuna, Alberto Francisco de Oliveira, também conhecido como Alemão, revelou ter 14 emblemas do time pelo corpo, e já planejou as próximas tatuagens: 'fechar as costas' com uma imagem do Rei do Futebol comemorando um […]

today18 de janeiro de 2023 311

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%