As Forças Armadas do Líbano afirmaram neste sábado (14) que Israel lançou o míssil que atingiu um veículo com civis e que resultou na morte do jornalista da Reuters Issam Abdallah, na sexta-feira (13). As autoridades israelenses afirmaram, também no sábado (14), que estão investigando o incidente.
“O inimigo israelense lançou um míssil que atingiu um carro civil pertencente a um grupo de mídia que levou ao martírio do cinegrafista Issam Abdallah”, disse o alto comando do Exército libanês em comunicado publicado em seu site.
Em Jerusalém, o Exército israelense afirmou à imprensa que está ciente do ataque e investiga o incidente. “Estamos cientes do incidente com o jornalista da Reuters. Estamos investigando. Já temos imagens. Estamos fazendo interrogatórios. É uma coisa trágica”, disse o porta-voz militar Richard Hecht à imprensa.
Abdallah foi enterrado na sua cidade de origem, Khiam. Seu corpo foi levado da casa de sua família para o cemitério local. Dezenas de jornalistas e libaneses acompanharam o funeral.
A Reuters disse em comunicado que dois de seus jornalistas, Thaer Al-Sudani e Maher Nazeh, ficaram feridos no mesmo bombardeio, enquanto a TV Al-Jazeera do Catar, disse que seu cinegrafista Elie Brakhya e a repórter Carmen Joukhadar, também ficaram feridos.
A agência de notícias internacional francesa, Agence France-Presse, disse que dois dos seus jornalistas também ficaram feridos: a fotógrafa Christina Assi e o videojornalista Dylan Collins.
A AFP informou no sábado que a fotógrafa Christina Assi precisava de doações de sangue no American University Medical Center em Beirute, onde estava hospitalizada.
A fronteira Líbano-Israel tem testemunhado atos esporádicos de violência desde o ataque surpresa de sábado pelo grupo militante palestino Hamas ao sul de Israel.
Jornalistas de vários países têm ido ao Líbano para monitorizar a situação à medida que as tensões aumentam entre o Hezbollah e Israel.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)