Ex-ministra da Defesa da Alemanha, Christine Lambrecht, durante coletiva de imprensa em 13 de janeiro de 2023 — Foto: Fabrizio Bensch/REUTERS
A ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (16). Ela vinha sendo questionada sobre sua capacidade de reviver as forças armadas da Alemanha no contexto da guerra na Ucrânia.
“Hoje pedi ao chanceler que me demitisse do cargo de ministra federal da Defesa”, disse Lambrecht, membro do Partido Social Democrata (SPD) de Scholz, em comunicado.
Sua decisão de renunciar ocorre quando a Alemanha está sob pressão para aprovar um aumento no apoio militar internacional a Kiev. Além disso, as capacidades de defesa da Alemanha foram questionadas depois que vários tanques de infantaria foram colocados fora de serviço após um exercício militar recente.
Christine Lambrecht, ex-ministra alemã sobre um tanque em visita a Munique em 7 de fevereiro de 2022 — Foto: Philipp Schulze/dpa via AP
Lambrecht foi acusada de não conseguir colocar as Forças Armadas de volta a forma rapidamente, apesar de um fundo especial de 100 bilhões de euros ter sido acordado para essa finalidade após o início da guerra.
Alguns nomes são especulados para assumir o posto:
- Eva Hoegl, comissária parlamentar para as Forças Armadas
- Siemtje Muller, ministro júnior da Defesa
- Lars Klingbeil, chefe do partido SPD
- Hubertus Heil, ministro do Trabalho.
Publicar comentários (0)