O jornalista e vencedor do Prêmio Esso de 1985, Luiz Augusto Lane Valiengo, de 69 anos, morreu nesta terça-feira (8) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Leste, no bairro Estuário, em Santos, no litoral de São Paulo. A causa da morte ainda é desconhecida, assim como horário e local de velório e funeral. O jornalista deixa três filhos e netos.
Valiengo nasceu na capital paulista em 5 de janeiro de 1953, mas mudou-se para Santos com a família em 1967, aos 14 anos. Na cidade concluiu os estudos e se formou pela Universidade Católica de Santos (UniSantos).
O jornalista trabalhou em A Tribuna entre 1970 e 1989. Foi durante esse período que venceu o prêmio Esso com uma série de reportagens sobre o desmatamento e o risco geológico na Serra do Mar. Ele assinou o material junto com os jornalistas Leda Mondim e Manuel Alves Fernandes.
Depois de 1989, assim que deixou o jornal, Valiengo trabalhou como assessor parlamentar. Foram 25 anos dedicados à função. Durante esse período trabalhou com os então vereadores Adelino Rodrigues, Braz Antunes Mattos Neto e Evaldo Stanislau.
Valiengo também foi professor universitário e trabalhou nos extintos jornais Diário Popular e Jacaré, foi produtor na Rede Globo, além de ter criado e produzido um programa de rock na extinta rádio 95 FM.
Em 2014, por iniciativa de Stanislau, o jornalista recebeu o título de Cidadão Santista da Câmara Municipal.
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)