Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
As acusações foram tornadas públicas nesta sexta-feira (9) pelo Departamento de Justiça dos EUA, que confirmou que Trump se tornou réu por supostamente ter retirado documentos confidenciais da Casa Branca quando deixou a presidência, em 2021.
O processo inclui fotos que mostram caixas de documentos em um banheiro, no palco de um auditório e em uma despensa. Os documentos estariam sob posse de Trump em Mar-a-Lago, seu resort na Flórida, e em um clube de golfe em Nova Jersey.
Em 2022, 13.000 documentos foram apreendidos no resort e 100 deles estavam marcados como “classificados”, ou seja, incluíam informações sensíveis.
Os arquivos que teriam sido levados pelo ex-presidente americano contêm informações sobre as “capacidades de defesa dos Estados Unidos e de países estrangeiros” e “sobre os programas nucleares”, diz a ata de acusação.
Trump também é acusado de ter compartilhado com terceiros um mapa relacionado a uma operação militar dos EUA. A acusação diz que os materiais vieram do Pentágono, da CIA, da NSA e de outras agências de inteligência.
Os procuradores afirmam que a potencial divulgação dos documentos “teria colocado em perigo a segurança nacional dos Estados Unidos”. Entre as acusações contra Trump, estão:
Foto divulgada pelo Departamento de Justiça dos EUA mostra caixas de documentos no banheiro do resort de Donald Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP
Caixas de documentos em um palco no resort de Donald Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP
Trump afirma ser inocente e diz estar sendo perseguido. Ele classifica a investigação como uma “farsa” (assista ao vídeo abaixo).
O ex-presidente atacou o procurador especial Jack Smith, funcionário do Departamento de Justiça que está conduzindo a investigação.
“A esposa dele odeia Trump, assim como ele odeia Trump”, publicou o republicano nesta sexta em sua plataforma Truth Social, junto com uma foto de Smith.
Trump também usou a rede social para informar que passaria a ser defendido por um novo advogado. A publicação foi feita depois que seus dois ex-advogados anunciaram um pedido de demissão.
O Departamento de Justiça também fez seis acusações contra Walt Nauta, aliado de longa data do ex-presidente americano. Nauta teria levado os arquivos para o resort.
Trump se diz inocente em caso de documentos confidenciais
Trump deve comparecer ao tribunal pela primeira vez no caso de Miami na terça-feira (13), um dia antes de seu aniversário de 77 anos.
A acusação de um ex-presidente dos EUA em um processo federal não tem precedentes na história americana e surge quando Trump é apontado como o favorito para ser o candidato republicano na eleição presidencial de 2024.
Documentos na despensa do resort de Trump na Flórida — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP
Parte dos documentos encontrados em resort de Trump estavam no chão, diz o Departamento de Justiça dos EUA — Foto: Departamento de Justiça dos EUA via AP
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Um membro da equipe do Departamento de Cultura e Turismo da cidade de Qinhuangdao afirmou que o brinquedo sofreu uma queda de energia. Pane para montanha-russa na China Um grupo de pessoas ficou pendurado de cabeça para baixo em uma montanha-russa depois de uma queda de energia. O susto aconteceu em um parque temático em Qinhuangdao, província de Hebei, na China. Imagens capturadas em 6 de junho mostram o carrinho […]
Marcos Vinicius
16:00 - 17:55
17:55 - 19:00
Fabio Paschoal
19:00 - 21:00
Publicar comentários (0)