Uma pesquisa do instituto Genial/Quaest, divulgada neste domingo (3), revelou que 74% dos brasileiros acreditam que as anulações de provas do Supremo Tribunal Federal (STF) referentes à Operação Lava Jato incentivam a “corrupção” na política nacional. O levantamento contou com a participação de 2.000 entrevistados, dos quais apenas 14% afirmaram que as decisões da Corte não incentivam a corrupção, enquanto 12% não souberam responder.
O instituto aponta que as maiores críticas ao STF vêm de homens (79%), residentes dos estados do Sul (80%) e eleitores de Jair Bolsonaro em 2022 (85%). A pesquisa possui uma confiabilidade de 95%, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Quanto à manifestação organizada por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, em São Paulo, a pesquisa apontou que 68% dos entrevistados acreditam que o ato teve um valor expressivo. Entre os participantes, 53% estavam cientes da manifestação no domingo (25). Apenas 6% desse grupo considerou o ato inexpressivo, enquanto 68% o julgaram como significativo. Entre os eleitores de Bolsonaro em 2022, 89% classificaram o evento como “grande”, enquanto apenas 13% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva o viram como “pequeno”.
Publicar comentários (0)