Iniciativa foi organizada com o objetivo valorizar a pessoa idosa
Com apresentações artísticas de dança, canto e poesia, a turma da terceira idade de Guarujá celebrou o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A comemoração aconteceu na última sexta-feira (29), no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350) com o tema: ”Gratidão: acolhimento, paciência, amor e carinho”.
A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), com o objetivo valorizar a pessoa idosa. Outro marco da comemoração foi a celebração dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. A lei é destinada a regular os direitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, assegurando a preservação da saúde física, mental e aperfeiçoamento moral, em condições de liberdade e dignidade.
“Hoje é dia de festa, de celebrar a vida e confraternizar, mas não podemos esquecer que também é um dia de luta pela garantia dos direitos da pessoa idosa em todas as esferas. Por isso, seguimos trabalhando com esse objetivo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social.
O evento foi recheado de apresentações culturais e contou com a presença dos idosos atendidos nos grupos de fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Enseada, Morrinhos, Santa Rosa e Vicente de Carvalho, além da turma da terceira idade do Centro de Atendimento à Terceira Idade (Cati) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Nacional e Internacional
Em 14 de dezembro de 1990, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 1º de outubro como o Dia Internacional das Pessoas Idosas, por meio da Resolução 45/106. A data tem como objetivo conscientizar sobre o impacto do envelhecimento da população, a necessidade de garantir seus direitos e o envelhecimento saudável. No Brasil, a Lei 11.433/2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, determinando que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso fiquem incumbidos de promover a realização e a divulgação de eventos que valorizem o segmento.
Publicar comentários (0)