Prefeitura inaugurou a primeira fase do Complexo no dia 12, responsável pela regulação dos leitos de urgência e emergência na rede municipal
Garantir que os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam ocupados por pacientes que realmente necessitem, conforme seu quadro clínico. Esse é um dos objetivos da primeira fase do Complexo Regulador Municipal de Saúde, estrutura inaugurada pela Prefeitura de Guarujá, no último dia 12. A entrega desta fase do Complexo integrou a programação em homenagem ao Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade, celebrado no último dia 15.
Esta etapa, que funciona em uma sala cedida pelo Hospital Santo Amaro (HSA), é responsável pelo gerenciamento da regulação dos leitos de urgência e emergência da rede municipal. A iniciativa é da Secretaria de Saúde (Sesau).
O prefeito de Guarujá, o médico falou que o Complexo Regulador é a renovação da regulação no Município. “Teremos um melhor ordenamento, otimização, a partir do encaminhamento do paciente feito de forma mais transparente, ágil, com um serviço mais moderno”. Ele acrescentou a importância da iniciativa já que o Município tem mais de 80% da população usuária do SUS, além da temporada de verão vigente.
Agora, a Prefeitura conta com software cedido pela Secretaria Estadual de Saúde na gestão dos leitos e utilizado pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross). Com isso, o Município tem maior autonomia na gestão dos leitos. Antes, o serviço funcionava com plantões médicos à distância.
O Complexo é formado por médicos reguladores, enfermeiros e funcionários administrativos contratados para atuar 24 horas, em escala de revezamento. Os profissionais assistem e regulam as vagas na rede de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), além de auxiliar na avaliação dos casos de transferências para a Rede Hospitalar Municipal e Regional.
Também é possível verificar se o paciente possui convênio médico realizando a transferência para serviços da rede particular da qual o paciente tenha acesso. Com a implantação do Complexo Regulador, a capacidade de agendamento pela central de vagas da rede será ampliada, otimizando a oferta de consultas e exames especializados.
“O Complexo Regulador identifica o leito que de fato poderá salvar a vida daquele paciente, a partir de uma avaliação totalmente clínica. Esse fator está relacionado a um dos princípios do SUS, que é o de garantir à população, o acesso e a universalização a este que é o maior plano de saúde público”, explica o secretário de Saúde de Guarujá.
A inauguração da primeira fase do Complexo contou com a presença da diretora regional de saúde (DRS IV), Patrícia Amorim; a diretora de regulação estadual na Baixada, Adriana Guida; e dos diretores do Hospital, Michele Cardoso (administrativa), e técnico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Guilhermo Bahamonde.
Próximas etapas
O Complexo prevê ainda outras duas etapas: a Regulação Ambulatorial, e também, uma Unidade de Avaliação, Auditoria e Contratualização. Essas fases complementares serão entregues posteriormente. O Complexo Regulador fica responsável pela articulação de vagas hospitalares no Município e serviços de referência, gerenciamento de consultas e exames especializados na rede municipal de saúde, além da auditoria de contratos de prestadores de serviços.
Publicar comentários (0)