A Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, no litoral de São Paulo, conquistou o selo Green Key, um prêmio de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento turístico. O local é o primeiro e, até o momento, único atrativo turístico das Américas a ter a certificação ambiental internacional.
O local foi idealizado pelo engenheiro mecânico Fernando Eduardo Lee. Na década de 50, ele projetou uma ilha privativa autossustentável pensando no futuro.
No espaço, de 36 mil m², Lee instalou tecnologias a fim de garantir a preservação da ilha e poder oferecer ao público acesso à história, ciência, cultura e lazer.
Por meio do Projeto Mundo Sustentável, uma parceria entre a Fundação Fernando Eduardo Lee (FFEL) e o Instituto Nova Maré (INMAR), a ilha está aberta à visitação ecoturística colaborativa desde 2021. Os interessados devem entrar em contato neste link.
Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, é o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber selo Green Key — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação
A pesquisadora, professora da Unaerp e conselheira da FFEL, Priscilla Bonini Ribeiro, reforçou que a Ilha é um local onde são realizados inúmeros experimentos e projetos que visam a preservação ambiental, mostrando que é possível conciliar a ciência e o turismo, por exemplo.
Priscilla afirmou que a FFEL e o INMAR lutam em buscas de parceiros para continuar com o Projeto Mundo Sustentável na Ilha dos Arvoredos. “Recebemos um selo internacional e somos reconhecidos internacionalmente. A gente espera que as empresas possam reconhecer a grandeza desse projeto”.
Ilha dos Arvoredos, em Guarujá, recebe selo Green Key — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação
O selo, segundo ela, coroa o trabalho realizado há décadas no local e demonstra que é possível conciliar a ciência, turismo e desenvolvimento sempre preservando o meio ambiente. “O selo veio dar motivação para essa luta tão bonita que é o mundo sustentável”.
O engenheiro ambiental e presidente do INMAR, Bruno Tacon Cardoso, explicou que a Ilha dos Arvoredos cumpriu os 65 critérios obrigatórios para obtenção do selo internacional. Segundo ele, o processo foi bastante complexo.
“A gente está muito contente com esse selo. É uma conquista nossa. Conseguimos entrar ao grupo seleto de aproximadamente outras 60 certificações no mundo”, disse Cardoso.
Agora, a Ilha dos Arvoredos precisará continuar fazendo o que já fazia e enquadrar-se anualmente em novos critérios exigidos para manutenção do selo internacional. “Vai ficando cada vez mais difícil, acompanhando a tecnologia e o conceito de sustentabilidade”.
O Green Key é um selo ambiental internacional que, desde 1994, tem sido um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo, e é gerido pela Foundation for Environmental Education (FEE).
Mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países possuem a certificação, concedida a equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centro de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como museus, centros de visitantes e parques temáticos. O selo mostra que o estabelecimento está comprometido em reduzir o impacto ambiental de sua estadia.
Ilha dos Arvoredos é o primeiro atrativo turístico das Américas a receber Green Key, certificação ambiental internacional — Foto: Ana Paula Oliva/Divulgação
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)