De acordo com o jornal, informações preliminares da investigação do incidente indicam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto foi empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.
O botão no qual a comissária esbarrou tem uma tampa e a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado.
Em nota, a Latam afirmou que a empresa está colaborando com as autoridades durante a investigação.
“Em relação ao voo LA800, que operou a rota Sydney-Auckland em 11 de março, o LATAM Airlines Group informa que continua trabalhando em coordenação com as autoridades para apoiar a investigação e que não compete à LATAM comentar as especulações em torno do tema”, diz o texto.
O voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, e levava 263 passageiros e nove tripulantes. O incidente aconteceu quando a aeronave, um Boeing 787, voava entre a Austrália e a Nova Zelândia.
Com a perda de altitude, pessoas foram lançadas ao teto da cabine, segundo a imprensa neozelandesa.
Havia manchas de sangue no interior da aeronave, segundo testemunhas. A Latam disse que 13 pessoas foram levadas a um hospital, e que ninguém corre risco de morrer. Entre os feridos estão três membros da tripulação e 10 passageiros: os dois brasileiros, um francês, quatro australianos, um chileno e dois neozelandeses.
Um avião pode mudar de altitude subitamente em razão, por exemplo, de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. A Latam não informou as causas do incidente.
Ainda na segunda, a Latam havia classificado o incidente como uma “forte movimentação” e afirmado que investigaria o caso.
De acordo com o site Flightradar24, que monitora voos em todo o mundo, “não houve perda significativa de altitude durante o voo”. “[Esse episódio] serve para mostrar que o mais seguro é manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado”, informou o site em sua conta no X (antigo Twitter).
Imagem do site Flightradar24 mostra trajeto do voo LA800, da Latam, entre Sydney e Auckland; o destaque em vermelho mostra o momento em que houve indicação de uma perda brusa de altitude — Foto: Reprodução/Flightradar24
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)