G1 Santos

Santos, SP, veta projeto de lei que prevê entrega de correspondências municipais em braille para deficientes visuais

today3 de junho de 2024 4

Fundo
share close

O prefeito de Santos (SP), Rogério Santos (Republicanos), vetou o projeto de lei, de autoria do vereador João Neri (União), que previa às pessoas com deficiência visual o direito de receberem correspondências de tributos municipais confeccionados em braile na cidade.

O projeto de lei 134/2022 foi aprovado, em segunda discussão, pela Câmara Municipal, em 30 de abril. A proposta, segundo a justificativa do vereador, buscava garantir a acessibilidade da informação aos deficientes visuais em documento oficiais enviados pela administração municipal.

O texto previa que as correspondências de IPTU, ISS e cobranças municipais fossem confeccionadas em braille após um cadastro na prefeitura.



O projeto, apresentado em maio de 2022 no Legislativo, passou pelas Comissões de Defesa da Cidadania, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CDCHPD) e Finanças e Orçamento (CFO), onde recebeu os pareceres favoráveis e foi aprovado pelos parlamentares em duas discussões.

Passada essas etapas, o projeto de lei foi encaminhado para sanção ou veto do Executivo. A decisão pelo veto total da proposta foi publicada na edição do Diário Oficial (DO) desta segunda-feira (3).

O texto foi considerado inviável pela Procuradoria de Santos. Entre as justificativas publicadas no DO, consta que a arrecadação dos tributos municipais é realizada por meio de contrato decorrente de licitação com uma instituição financeira e, por isso, o Executivo não poderia exigir a confecção das correspondência em braille, pois a modalidade não está prevista na contratação atual.

A publicação diz ainda que as correspondências são documentos técnicos e seguem padrão específico que permite a leitura e processamento pelos equipamentos das instituições, não sendo possível a imposição da alteração de tais equipamentos pelo município.

A prefeitura destacou, ainda, que a medida aplicada caberia ao Município, não à Câmara. O Legislativo informou que o projeto retornará à Casa e os vereadores discutirão se acatam ou derrubam o veto, encaminhando o projeto novamente ao Executivo.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasileira-ferida-em-bombardeio-no-libano-acorda,-e-criancas-apresentam-melhora-no-estado-de-saude

G1 Mundo

Brasileira ferida em bombardeio no Líbano acorda, e crianças apresentam melhora no estado de saúde

Ela está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Libanês Italiano, em Tiro, também no Sul do país. Fatima teve o rosto desfigurado e estava entubada. Dois dos seus quatro filhos, uma menina de 10 anos e um menino de 9, também estão hospitalizados. Segundo Hussein, ela acordou preocupada e um pouco nervosa. Quando os médicos informaram que o estado de saúde das crianças apresentou melhora, ela se […]

today3 de junho de 2024 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%