G1 Santos

Cubatão, SP, adia retorno das aulas em escolas municipais para reformas e deixa pais indignados

today24 de julho de 2024 4

Fundo
share close

De acordo com a Prefeitura de Cubatão, nove unidades de Educação Infantil têm previsão de retornar no dia 7 de agosto. Em três escolas de Educação Infantil II e Fundamental, as aulas devem voltar em 31 de julho (veja abaixo).

A manicure e pedicure Greicy de Jesus Santana, de 36 anos, tem uma filha de 10 anos que frequenta o Ensino Fundamental na Unidade Municipal de Educação (UME) Espírito Santo. Ela lamentou a nova decisão e disse que, além disso, a menina fica sem aulas sempre que a professora precisa faltar.

“Eles ficaram uma semana em casa [em maio] porque foi rompido o contrato do pessoal da limpeza. E agora, dia 22, que era para retornar as aulas, eles mandaram esse comunicado que não ia retornar porque vai ter reforma na escola”, lamentou.



O pai de um aluno de 6 anos, que frequenta a Unidade Municipal de Ensino (UME) Ana Luiza Victor do Couto, no Vale Verde, contou que a falta de aulas virou rotina na escola do filho.

“É reforma, é falta de professor, outro dia é chuva, falta de luz, outro dia é doenças. É bem recorrente”, disse ele, que preferiu não ser identificado.

Segundo o morador, há casos em que a direção envia mensagem um dia antes informando que as crianças não terão aula. “As famílias que dependem da escola, pois é tempo integral, ficam à mercê”, lamentou.

Outra mãe, que preferiu não ser identificada, disse ao g1 que não acreditou quando recebeu a mensagem sobre o adiamento da retomada das aulas na Unidade Municipal de Ensino (UME) Estado do Espírito Santo.

“Para mim não ficou ruim, porque estou sem trabalhar no momento. Mas, para a maioria, ficou, porque não tem com quem deixar. Muito complicado, cada hora é uma coisa e a gente fica de mãos atadas sem poder fazer nada”, relatou.

Datas de suspensão e reposição

Pais foram notificados por escolas de Cubatão (SP) sobre suspensão das aulas — Foto: Divulgação

Os pais receberam mensagens das escolas sobre a suspensão das aulas (veja acima). Veja quais são as unidades e quando haverá reposição:

  • UME Aracy
  • UME Marta Josete – CEU I
  • UME Marta Magali
  • UME Sofia Zarzur
  • UME Ana Luiza
  • UME Celita Tertuliano
  • UME Fátima
  • UME Lucy Montoro
  • UME Jardim Casqueiro

Início da suspensão: 22 de julho

Previsão de retorno: 7 de agosto

Educação Infantil II e Fundamental

  • UME Espírito Santo
  • UME Estado do Maranhão
  • UME Princesa Isabel

Início da suspensão: 22 de julho

Previsão de retorno: 31 de julho

De acordo com um documento oficial sobre a suspensão, obtido pelo g1, haverá reposição de aulas nas escolas de Educação Infantil II e Ensino Fundamental. Veja as datas abaixo:

  • 22 de julho: reposição em 24 de agosto;
  • 23 de julho: reposição em 21 de setembro;
  • 24 de julho: reposição em 28 de setembro;
  • 25 de julho: reposição em 9 de novembro;
  • 26 de julho: reposição em 23 de novembro;
  • 29 de julho: reposição em 30 de novembro.

Em nota, a Prefeitura de Cubatão informou que a cidade tem 52 unidades escolares e 40 delas retornaram às aulas na segunda-feira. Os pais e responsáveis de alunos das escolas em reforma foram informados sobre a modificação no dia 12 de julho.

A administração municipal esclareceu que as unidades terão as aulas repostas de acordo com calendário pedagógico já informado aos pais. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases, não há reposição de aulas para ensino infantil.

“Os alunos das escolas relacionadas poderão retirar a merenda (refeição, suco e fruta) nas próprias unidades em que os filhos estão matriculados”, disse.

De acordo com a prefeitura, ainda que as unidades estejam em reforma, o atendimento pedagógico ocorre normalmente ao público. Sendo assim, eventuais dúvidas poderão ser sanadas junto aos diretores das escolas.

Em relação a reclamação dos pais, a prefeitura disse que tanto a UME Espírito Santo (4º ano A) e quanto a UME Ana Luiza (Infantil 4) já contam com novos professores que atuarão nessas salas de aula. Os profissionais já atuam nas unidades antes mesmo do recesso ter iniciado na semana passada.

A prefeitura disse também que foram já contratados 89 educadores que estão sendo distribuídos nas unidades escolares cujos professores estão afastados ou se aposentaram.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inss-orienta-segurados-a-utilizarem-servicos-digitais-durante-greve-dos-servidores

Pleno News

INSS orienta segurados a utilizarem serviços digitais durante greve dos servidores

Elisângela Coelho - 24/07/2024 09h32 Meu INSS Foto: Pleno.News Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão em greve desde o último dia 16. No entanto, apesar da paralisação, o INSS assegura que os serviços prestados à população não foram significativamente afetados. Contudo, o órgão reforça a importância do uso dos serviços digitais disponíveis. Serviços digitais disponíveis O INSS destaca que mais de 100 serviços podem ser agendados […]

today24 de julho de 2024 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%