A íntegra do depoimento foi obtida pela agência de notícias Associated Press e revelada nesta terça-feira (12).
Também nesta terça, Hur prestou depoimento na Câmara dos Deputados sobre o relatório.
Nos depoimentos ao promotor aos que a AP teve acesso, Joe Biden disse repetidamente ao promotor, ao longo de cinco horas de depoimento, que às vezes ficava confuso sobre as datas e disse que não estava familiarizado com a documentação que ele próprio manipulou.
Hur, em seu relatório, concluiu que Biden não deveria enfrentar acusações criminais pelo uso indevido de documentos, mas também apontou a idade e a competência do presidente.
O procurador especial, por sua vez, manteve a sua avaliação da memória do presidente como “precisa e justa”.
“O que escrevi é o que acredito que as evidências mostram e o que espero que os jurados percebam e acreditem. Eu não limpei minha explicação. Nem menosprezei o presidente injustamente”, alegou Hur ao Congresso.
Embora Biden tenha se atrapalhado com alguns detalhes em sua entrevista, a transcrição completa pode levantar questões sobre a descrição que Hur fez do presidente, de 81 anos. O promotor disse que o presidente tem “limitações significativas” em sua memória.
Em fevereiro, horas após a divulgação do relatório final do caso, Biden convocou uma entrevista coletiva para retrucar as observações de Hur sobre sua memória e acusou o promotor de tê-lo questionado sobre a data de morte do seu filho.
Tanto a audiência desta terça quanto a transcrição tinham como objetivo esclarecer dúvidas remanescentes sobre o relatório de Hur sobre a descoberta de alguns registros confidenciais na casa de Biden e no antigo escritório particular de Washington.
Na audiência, Robert Hur, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, também foi acusado por de ter visões preconcebidas sobre Biden.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)