G1 Santos

Cacique diz que ‘testará’ índios de aldeia para descobrir quem estuprou menina de cinco anos no litoral de SP

today21 de outubro de 2022 10

Fundo
share close

Segundo o cacique Ronildo Amandios, objetivo é descobrir se autor do crime faz parte da comunidade.

Aldeia Paranapuã, no Parque Estadual Xixová-Japuí, em São Vicente, SP — Foto: Paulo Victor Natário



O cacique da Aldeia de Paranapuã, em São Vicente (SP), onde uma menina de cinco anos foi estuprada, aguarda o resultado da perícia do material genético colhido na vítima para tentar ajudar na identificação do responsável pelo crime. Ao g1, Ronildo Amandios, de 39 anos, revelou nesta sexta-feira (20) que reunirá os homens do local para que façam um ‘teste’ a fim de descobrir se o criminoso é membro da comunidade.

A menina foi encontrada em uma região de mata, com sangramento na região genital, na quarta-feira (19), e permanece internada no Hospital do Vicentino. Ninguém foi preso. Conforme reportado anteriormente, a Polícia Civil, Conselho Tutelar e a Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanham o caso e tentam encontrar o autor do crime.

O cacique Ronildo Amandios disse que também fará um ‘trabalho’ dentro da aldeia. Segundo ele, a polícia coletou o material genético que pode ajudar a identificar o estuprador.

Houve uma perícia no material genético que estava na menina e, uma vez que tivermos resposta por parte da polícia, vou reunir todos os [20] membros homens para verificar se foi alguém de dentro da aldeia.

— Ronildo Amandios, cacique da Aldeia de Paranapuã

Ronildo Amandios explicou também como será o desdobramento da situação caso um dos membros da comunidade seja apontado como o criminoso. “Valerão os aparatos da lei. Por mais que sejamos indígenas, não temos a ‘tutela’ antiga da Funai, quando respondíamos por nós mesmos. Podemos responder civilmente”.

Indígena de cinco anos foi estuprada dentro de aldeia em São Vicente, SP — Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com o cacique, a Aldeia de Paranapuã abriga cerca de 48 indígenas. Segundo Amandios, o pai da vítima é quem está mais abalado com o ocorrido.

Além disso, o cacique comentou sobre o ‘clima’ no local. “Está bem complicado, principalmente para as lideranças, que estão passando por um momento difícil. É a primeira vez que acontece isso na comunidade, e é triste e revoltante ao mesmo tempo“.

A menina indígena de apenas cinco anos foi estuprada em São Vicente, no litoral de São Paulo, na Aldeia de Paranapuã.

Os policiais militares foram acionados por funcionários do Hospital Municipal de São Vicente e foram informados que o Serviço Móvel de Emergência (SAMU) socorreu uma criança de cinco anos foi socorrida com sangramento vaginal.

De acordo com o boletim de ocorrência ao qual o g1 teve acesso, as lesões de prática de estupro na menina indígena foram confirmadas pelo médico responsável pelo atendimento.

Indígena de cinco anos foi estuprada na aldeia de Paranapuã, em São Vicente — Foto: Reprodução Redes Sociais

A mãe da criança relatou aos policiais que estava em uma reunião na aldeia onde mora e que, após o compromisso, ela foi encontrar a filha na casa de um de seus vizinhos. Quando chegou no local, a menina estava do lado de fora da casa, com marcas de sangue no órgão genital.

Ainda de acordo com o registro, a mãe e o vizinho desconhecem a autoria de crime. O caso foi registrado como estupro de vulnerável na Delegacia de Polícia de São Vicente. A menina foi levada para o Hospital do Vicentino, onde permanece internada.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

menino-de-12-anos-comove-a-web-com-pedido-de-ajuda-apos-ficar-sem-gas-e-com-pouca-comida:-‘estou-vendo-minha-mae-sofrer’

G1 Santos

Menino de 12 anos comove a web com pedido de ajuda após ficar sem gás e com pouca comida: ‘estou vendo minha mãe sofrer’

Criança e a mãe, Andréia Helena da Silva, moram em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Menino de 12 anos de Praia Grande, no litoral de SP, comove a web com pedido de ajuda após ficar sem gás de cozinha e com pouca comida. — Foto: Reprodução/Mil Grau na Tela/Arquivo Pessoal Um menino de 12 anos de Praia Grande, no litoral de São Paulo, comoveu a web ao pedir […]

today21 de outubro de 2022 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%