A região de Baixada Santista teve 53 mil eleitores excluídos do segundo turno das eleições de 2022, segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), porque deixaram de regularizar o título no prazo estipulado em lei. Eles tinha até 4 de maio para atualizar o documento e tiveram o mesmo cancelado. O levantamento considera as nove cidades. Veja abaixo os números por município.
As estatísticas do tribunal mostram que Santos é a cidade com maior número de eleitores sem regularizar, um total de 11.390 pessoas. Em seguida, aparece São Vicente com 11.146 e Guarujá com o cancelamento de 10.319 títulos.
A chefe do cartório eleitoral Michelle Lapa disse, em entrevista ao g1, que os eleitores que não estiverem com o título regularizado não terão direito ao voto. “O prazo para organizar os documentos terminou e infelizmente essas pessoas não vão cumprir o direito de cidadão. Eles terão que esperar a próxima eleição pra votar”, disse ela.
Em todos o Estado de São Paulo, cerca de 479.200 pessoas tiveram o título de eleitor cancelado pela Justiça Eleitoral em maio. Confira os dados das nove cidades da Baixada Santista:
- Bertioga – 1.890
- Cubatão – 2.985
- Guarujá – 10.319
- Itanhaém – 2.965
- Mongaguá – 1.758
- Peruíbe – 2.416
- Praia Grande – 8.189
- Santos – 11.390
- São Vicente – 11.146
De acordo com o TRE-SP, os eleitores que precisam regularizar o título, a partir de novembro, são os que não votaram nem justificaram por três turnos consecutivos.
Segundo a chefe do cartório, após o segundo turno das eleições federais, os cartórios serão reabertos para nova regularização. “A partir do dia 8 de novembro será feito o novo cadastro. Nessa data, o eleitor terá que comparecer aos cartórios e será uma oportunidade de regularizar a situação”, explica.
O eleitor que estiver com o título cancelado pode ser impedido de obter passaporte, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, obter empréstimos em bancos públicos, entre outros.
Documentos aceitos na votação
Para votar, a pessoa deve apresentar um documento oficial com foto. São aceitos os seguintes documentos:
- e-Título (título de eleitor em meio digital; se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- carteira de identidade;
- identidade social;
- passaporte;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)