G1 Santos

Ex-prefeito de São Vicente e secretários são condenados por improbidade administrativa

today2 de março de 2024 7

Fundo
share close

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP) condenou o ex-prefeito de São Vicente, no litoral de São Paulo, Luis Cláudio Bili Lins da Silva, e os ex-secretários da Fazenda, Wagner Ruiz Rodrigues e Silvio Vassão, por improbidade administrativa — ações que causam prejuízos aos cofres públicos. Os três tiveram os direitos políticos suspensos e foram multados. (veja mais abaixo)

A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público (MP). A promotoria sustentou que o trio deixou de repassar mais de R$ 27,7 milhões ao Instituto de Previdência dos Servidores Municipais da cidade entre 2014 e 2016.

  • Luis Cláudio Bili Lins da Silva (prefeito entre 2013 e 2016)

    A condenação suspende os direitos políticos dele por 12 anos e implica no pagamento de multa civil do valor equivalente ao rendimento em poupança da quantia não repassada entre 2014 e 2016 (o valor não foi informado). Ele também está proibido de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais, direta ou indiretamente, pelo prazo de 12 anos.

  • Wagner Ruiz Rodrigues (secretário de Finanças de 2014 a 2015)

    Teve suspenso o direito político por oito anos, recebeu a mesma multa de Bili e também está proibido de contratar o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais por oito anos. Foi o primeiro secretário de Finanças de Bili, mas pediu exoneração e foi substituído por Vassão.

  • Silvio Vassão (secretário de Finanças de 2015 a 2016)

    Recebeu a mesma condenação de Wagner. Foram suspensos os direitos políticos por oito anos, também foi multado e está proibido de contratar o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais por oito anos.



O g1 obteve a sentença neste sábado (2) e, com base no documento, os R$ 27 milhões foram descontados da folha salarial de funcionários públicos e pensionistas sem ter a devida destinação. O documento revelou, ainda, que a situação trouxe dívidas para cidade e prejuízo ao erário [recursos públicos disponíveis para a administração do município].

Diante disso, o juiz Leonardo de Mello Gonçalves ressaltou que não se trata de uma simples ilegalidade. “Nem todas as vezes que o agente praticar um ato ilegal, ele terá cometido um ato ímprobo. Para que o ato ilegal seja considerado ímprobo, exige-se um ‘plus’, que é o intuito de atuar com desonestidade, malícia ou dolo“, afirmou o juiz.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Vicente e com a defesa de Wagner Ruiz Rodrigues, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem. Até o momento, as advogadas de Luis Cláudio Bili Lins da Silva e Silvio Vassão não foram localizadas.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

baixada-em-pauta-#172:-jornal-chega-a-130-anos-sem-perder-a-essencia-de-contar-historias-e-se-renovar

G1 Santos

Baixada em Pauta #172: Jornal chega a 130 anos sem perder a essência de contar histórias e se renovar

O Jornal A Tribuna, um dos mais antigos do país, completará no dia 26 de março 130 anos. E, nesse tempo todo, o que não faltam são histórias. O editor executivo Bruno Rios participou do podcast Baixada em Pauta e contou sobre a responsabilidade de fechar diariamente as edições do jornal centenário. Durante o bate-papo, ele recordou com emoção o fato de ter começado como estagiário e hoje comandar a […]

today2 de março de 2024 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%