Órgão, que compõe a estrutura da Guarda Civil Municipal, tem a função de resgatar animais, evitar invasões e proteger o meio ambiente
O Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Guarujá, que tem a função de proteger o patrimônio ecológico do Município, é destaque no salvamento de animais silvestres e exóticos, inseridos fora do seu habitat. De janeiro a junho deste ano, o GDA, que compõe a estrutura da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou 117 animais como bicho preguiça, capivara, cobras, gambás, tamanduás, entre outros. E realizou 62 manejos de insetos incluindo abelhas, vespas e marimbondos.
O grupamento é composto por nove guardas civis municipais (GCMs) de carreira, lotados na Superintendência da Força-Tarefa e comprometidos em defender o meio ambiente no Município.
Instituído pelo Decreto 9.372/2011, o GDA possui agentes que monitoram áreas de proteção ambiental, evitando invasões e danos na natureza. Os animais resgatados são devolvidos ao habitat natural e, caso estejam machucados, encaminhados para reabilitação, tanto no Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens (Ceptas), em Cubatão, como no aquário de Guarujá.
O guarda municipal Severino José da Silva destaca a importância do trabalho, tanto para preservação da espécie quanto à população. “Para o animal é essencial, porque poderá voltar à natureza e ser tratado se estiver doente ou ferido. Para o solicitante, também, pois o mesmo está sujeito a ferimentos, contaminações ou mesmo crime ambiental, já que algumas pessoas matam o bichinho por medo ou tentam domesticá-lo”, revelou.
O dia-a-dia do GDA consiste em rondas preventivas em Área de Proteção Permanente (APPs) e Área de Proteção Ambiental (APAs), bem como averiguação de denúncias e resgate, destinação e soltura de animais silvestres.
Abelhas
Além disso, cabe ressaltar o trabalho de manejo de colmeias de abelhas, que são extremamente importantes para o ecossistema, sendo o GDA o único órgão público que realiza esse serviço no Guarujá. Para fazer uma denúncia, basta entrar em contato com a GCM por meio do telefone 153.
Publicar comentários (0)