Ação monitora risco de queda das árvores em vias públicas; iniciativa é realizada pela Prefeitura e universitários, utilizando tecnologia do IPT
Utilizar a tecnologia e garantir a convivência harmônica entre o espaço urbano e o meio ambiente é o objetivo de uma parceria entre a Prefeitura de Guarujá e a Universidade Santa Cecília (Unisanta). A iniciativa resultou no cadastramento de 1.554 árvores em vias públicas, de abril a julho, para monitorar riscos de queda. O inventário é feito por alunos de Biologia com o aplicativo ArBio, criado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT/SP).
A iniciativa é desenvolvida a partir de uma bolsa de estudos para iniciação científica, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), em parceria com a Universidade Santa Cecília. Antes de iniciar o trabalho, os universitários passaram por capacitações sobre arborização.
No ArBio são inseridas diversas informações sobre as árvores. Os alunos contemplados no projeto de iniciação científica recebem da Prefeitura uma ajuda de custo e os materiais necessários para efetuar o cadastramento, como celular, fita métrica, chave de fenda e colete.
Além disso, eles trabalham em duplas para auxiliarem na medição das calçadas, das árvores e na identificação de possíveis fungos. A ação prevê a conclusão do inventário arbóreo da Cidade e monitorar o estado em que as árvores se encontram, a fim de evitar futuras quedas e acidentes.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
Prefeitura de Guarujá.
Por: Tiphany
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)