Para o comentarista Guga Chacra, da GloboNews, a imagem passada no encontro é de sintonia, já que os dois saíram vencedores de eleições marcadas por ataques à democracia.
“Os dois veem similaridade pelos momentos que passaram. Eles derrotaram candidatos que eram antidemocráticos: Trump nos EUA e Bolsonaro no Brasil. Candidatos que não aceitaram os resultados das urnas. Uma similaridade muito grande”, explica Guga, citando a invasão ao Capitólio e ataques aos prédios em Brasília.
Apesar da sintonia, continua o comentarista, os dois países ainda possuem divergências, como no caso da guerra na Ucrânia. “É normal que países tenham divergências sobre alguns temas. Eles têm posições distintas sobre a guerra na Ucrânia, mas não antagônicas”, completa.
Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras
A proposta prevê ações conjuntas para ampliar discussões sobre melhorias nas condições de trabalhadores. Em fala ao lado do presidente norte-americano, Lula disse que EUA e Brasil devem se comportar como “amigos”, em busca de um propósito comum.
“Espero que a relação Estados Unidos e Brasil seja aperfeiçoada e que a gente se trate e se comporte como amigos em busca de um objetivo comum: desenvolvimento e melhoria de vida do povo”, disse.
Ao lado de Biden, que derrotou o então presidente Donald Trump nas eleições de 2020, Lula disse que a “negação da política” ameaça a democracia e tem provocado o surgimento de grupos extremistas em todo o mundo.
“A democracia cada vez se corre mais perigo porque a negação da política tem feito com que setores extremistas tentem ocupar o espaço, em função da negação política. Isso já aconteceu no Brasil, está acontecendo na Argentina e está acontecendo em vários outros países”, afirmou.
O presidente brasileiro também voltou a defender o combate às desigualdades como uma prioridade na agenda mundial.
“Estamos tentando convencer as pessoas que, quanto menos pobre existir na humanidade, melhor ainda será para os ricos. A pobreza e a desigualdade não interessam a ninguém”, disse.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)