G1 Mundo

Kosovo assina pedido de adesão à União Europeia

today14 de dezembro de 2022 12

Fundo
share close

O presidente Vjosa Osmani, o primeiro-ministro Albin Kurti e o presidente do Parlamento Glauk Konjufca assinaram, conjuntamente, os documentos que serão apresentados à República Tcheca, país que ocupa a presidência rotativa da União Europeia.

“Hoje é um dia histórico. É um momento histórico”, disse Osmani à imprensa após a cerimônia de assinatura.



Presidente da Ucrânia recebe representante da União Europeia para Energia

Presidente da Ucrânia recebe representante da União Europeia para Energia

A medida “pretende abrir um novo capítulo para o Estado e para nossa sociedade”, acrescentou Kurti.

O Kosovo é o último país dos Bálcãs ocidentais a se candidatar a aderir à União Europeia, depois de Bruxelas ter reconhecido o “status” de candidato da Bósnia na terça-feira (13).

Um elemento complicador é que cinco membros do bloco – Grécia, Espanha, Romênia, Eslováquia e Chipre – não reconhecem Kosovo como um país independente.

O Kosovo declarou sua independência em 2008, mas o governo sérvio, juntamente com seus principais aliados, Rússia e China, ainda o considera parte da Sérvia.

Nesta quarta, o Parlamento e o Conselho Europeus, que representam os Estados-membros, chegaram a um acordo para isentar de vistos os kosovares que quiserem viajar para a UE para estadas curtas. O acordo ainda precisa ser formalmente ratificado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

peru-decreta-estado-de-emergencia-por-protestos-violentos

G1 Mundo

Peru decreta estado de emergência por protestos violentos

O novo governo peruano decretou, nesta quarta-feira (14), estado de emergência em todo país por 30 dias para conter as manifestações que exigem eleições gerais imediatas e a libertação do presidente deposto Pedro Castillo, após seu autogolpe fracassado. "Ficou acordado declarar estado de emergência para todo o país, devido ao vandalismo e à violência, à tomada de estradas e vias, que estão sendo controlados pela Polícia Nacional e pelas Forças […]

today14 de dezembro de 2022 18

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%