Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
“O nosso objetivo é trazer todos de volta”, afirmou a secretária-geral.
De acordo com o Itamaraty, a lista de brasileiros a serem repatriados ainda tem cerca de 2.500 brasileiros em Israel e outros 50 na região da Faixa de Gaza.
As maiores aeronaves destacadas até o momento para a repatriação – dois KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo Airbus A330-200 – têm capacidade para até 230 passageiros.
O primeiro voo de resgate saiu de Tel Aviv, capital de Israel, na terça (10) e desembarcou em Brasília na madrugada desta quarta com 211 resgatados, além da tripulação e de uma equipe médica enviada do Brasil para prestar os primeiros atendimentos.
“Estamos prontos com nosso gabinete de crise, atentos para acompanhar todos que estão na região em conflito”, afirmou Maria Laura da Rocha.
G1 Explica: o conflito violento entre Israel e Palestina que dura mais de 70 anos
No caso dos brasileiros que estão em territórios palestinos, ainda não há uma confirmação sobre a organização de voos de resgate. Isso acontece devido às dificuldades logísticas e de segurança.
No entanto, o Itamaraty já anunciou que alugou um ônibus para retirar 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. O governo aguarda uma autorização do Egito para conduzir a operação.
O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, afirmou que o governo descartou a possibilidade de retirar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza via cidade do Cairo, no Egito, por conta da distância ser longa para ser feita de ônibus.
“Estamos analisando dois aeroportos ao Norte e Nordeste do Egito, com boas possibilidades de atendimento aos nossos brasileiros que está na Faixa de Gaza, assim como o pessoal que está na Cisjordânia”, afirmou Damasceno.
O Ministério das Relações Exteriores disponibilizou contatos de emergência para auxiliar brasileiros que estão no Oriente Médio. Veja a seguir:
Palestino fala sobre bombardeios de Israel na Faixa de Gaza: “Vamos fugir para onde?”
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que resgatou o primeiro grupo de brasileiros que estava em Israel, pousou em Brasília durante a madrugada desta quarta-feira (11). O voo, que partiu de Tel Aviv na terça-feira (10), durou cerca de 14 horas.
A aeronave KC-30 deixou Israel com 211 passageiros. Desse total, 107 ficaram em Brasília e outros 104 vão desembarcar na cidade do Rio de Janeiro.
Após a chegada ao Brasil, os passageiros serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.
Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty.
A GloboNews apurou que o governo deu prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos.
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou 5 mil foguetes.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação.
▶️ Quantas pessoas morreram? O balanço mais recente das autoridades locais indicava, na manhã desta quarta-feira, que mais de 2.255 pessoas morreram. Mais de 1.200 foram em Israel. O Ministério da Saúde de Gaza informou ter registrado 1055 mortes de palestinos.
▶️ O que é e onde fica Faixa de Gaza? É o território palestino localizado em um estreito pedaço de terra na costa oeste de Israel, na fronteira com o Egito.
▶️ Qual é o histórico do conflito na região? A disputa entre Israel e Palestina se estende há décadas e já resultou em inúmeros enfrentamentos armados e mortes.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Segundo o governo israelense, cerca de 150 pessoas foram feitas de reféns durante a invasão do Hamas neste sábado (7). Entre as pessoas sequestradas e levadas para Gaza estão idosos, crianças e mulheres, inclusive a DJ Shani Louk que participava do festival de música Universo Paralello. "Há (entre os reféns) norte-americanos, britânicos, franceses, alemães, italianos, brasileiros, argentinos e ucranianos", disse o porta-voz Jonathan Conricus. ✅ Clique aqui para seguir o […]
Publicar comentários (0)