Sarah Leslie lembra muito bem do momento em que visitava a Zona Desmilitarizada da Coreia e Travis King, um dos visitantes, correu em direção contrária ao grupo. Um soldado americano gritou: “Peguem ele!”, mas já era tarde demais: ele havia cruzado a fronteira e estava em território norte-coreano.
Com 23 anos, o norte-americano é soldado de baixa patente e servia na Coreia do Sul, onde levava uma vida feliz, segundo contava aos familiares. Na terça-feira (19), no entanto, o jovem surpreendeu os familiares (e os turistas com quem estava) quando cruzou a fronteira da Coreia do Norte.
Sarah Leslie, King e outras pessoas estavam no mesmo grupo turístico para visitar a zona-tampão entre as duas Coreias. De acordo com ela, o norte-americano ficou com eles durante todo o dia, mas “estava sozinho e não parecia estar falando com mais ninguém”.
“Todos os [soldados] norte-americanos e os sul-coreanos correram atrás dele”, afirmou Leslie. “Mas não conseguiram pegar e ele já estava muito perto da fronteira. Correu entre dois dos edifícios que ficam na fronteira.”
Leslie também contou que o outro lado estava vazio e que não viu “nenhum norte-coreano” durante a visita. Ainda assim, o exército dos EUA disse na quinta-feira (20) que King foi detido pelas autoridades do país asiático.
“Quando vi que ele continuou indo, eu achei que estava louca. Na hora não tinha ideia que era um soldado. Eu não conseguia pensar em nenhum motivo para alguém fazer aquilo”, disse a testemunha. “No ônibus, quando saímos da área conjunta de segurança, foi quando as pessoas começaram a se olhar, em choque.”
King deveria retornar para os EUA e enfrentar medidas disciplinares, após uma briga em um bar, uma confusão com a polícia e uma passagem pela cadeia na Coreia do Sul.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)