G1 Mundo

Polícia holandesa prende 154 torcedores por gritos antissemitas antes de partida de futebol

today7 de maio de 2023 8

Fundo
share close

Grupo foi preso no metrô, quando estava a caminho da partida entre Ajax e AZ Alkmaar.


Torcedores do AZ Alkmaar em imagem de 24 de abril de 2023 — Foto: Fabrice Coffrini/ AFP



Mais de 150 torcedores de futebol foram presos pela polícia de Amsterdã neste sábado (6), após gritarem canções antissemitas no metrô da capital holandesa. O grupo estava a caminho da Johan Cruijff Arena, para ver a partida entre Ajax e AZ Alkmaar, pelo campeonato nacional.

Segundo comunicado divulgado pela polícia, o grupo foi preso, acusado por insulto coletivo. “Os torcedores foram avisados várias vezes para pararem de cantar. O metrô estava a caminho da Johan Cruijff Arena, mas parou na estação Strandvliet por volta das 19h30 [14h30, no horário de Brasília]. Todos os torcedores que cantaram foram presos”, informou a autoridade holandesa.

A polícia do país não deu mais detalhes sobre a prisão. Os clubes Ajax e AZ Alkmaar também não comentaram o assunto até o momento.

A cidade de Amsterdã tem, em suas raízes, uma forte ligação com a comunidade judaica. Dados da Biblioteca Virtual Judaica, projeto da Empresa Cooperativa Americano-israelense (AICE, na sigla em inglês) – entidade sem fins lucrativos formada para fortalecer o relacionamento entre os Estados Unidos e Israel – apontam que cerca de 140 mil judeus viviam na Holanda em 1940, época da invasão nazista pela Alemanha, respondendo por 1,6% da população total do país.

Essa conexão com a comunidade judaica também se reflete, logicamente, no próprio clube de futebol local. Durante as partidas, por exemplo, é comum ver torcedores do Ajax com bandeiras de Israel ou cantando músicas que exaltam a comunidade – o que é frequentemente usado pelos rivais como forma de provocação.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

coroacao-pareceu-mais-um-espetaculo-reciclado-de-outros-promovidos-pela-realeza

G1 Mundo

Coroação pareceu mais um espetáculo reciclado de outros promovidos pela realeza

Houve a consagração popular ao novo rei, mas também vaias e prisões de antimonarquistas. À pompa e à opulência tradicionais, adicionaram-se toques de modernidade, como a incorporação de outros idiomas além do inglês e um coral gospel aos hinos e à liturgia. A família real revelou-se mais disfuncional. O filho Harry e o irmão Andrew, protagonistas dos últimos escândalos, foram isolados do núcleo principal. E Camilla, reabilitada definitivamente como rainha […]

today7 de maio de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%