Rádio 97 WEB O melhor da música Cristã
Podcast Tenho Fé No Amanhã Ministro Fábio Paschoal
A decisão veio poucas horas antes de quando se esperava que Blinken partisse de Washington para Pequim e marcou um novo golpe nas já tensas relações EUA-China. A autoridade disse que Blinken e o presidente Joe Biden determinaram que era melhor não prosseguir com a viagem neste momento.
A Casa Branca não confirmou que a decisão de adiar a viagem esteja diretamente relacionada ao avistamento do balão.
As reuniões há muito esperadas de Blinken com altos funcionários chineses foram vistas em ambos os países como uma maneira de encontrar um terreno comum em meio a grandes desacordos como a situação de Taiwan, direitos humanos, Coreia do Norte, guerra da Rússia na Ucrânia, política comercial e mudanças climáticas.
Embora a viagem, que foi acordada em novembro pelo presidente Joe Biden e pelo presidente chinês, Xi Jinping, em uma cúpula na Indonésia, não tenha sido formalmente anunciada, autoridades em Pequim e Washington conversavam nos últimos dias sobre a chegada iminente de Blinken.
As reuniões deveriam começar no domingo e ir até segunda-feira.
Imagem mostra balão que sobrevoa território dos EUA e que Pentágono suspeita ser artefato de espionagem da China, em 1º de fevereiro de 2023. — Foto: Larry Mayer/The Billings Gazette via AP
A China afirmou que o misterioso balão que sobrevoa os Estados Unidos é um equipamento chinês usado para fins meteorológicos civis e científicos. Pequim pediu ainda desculpa pelo fato de o objeto ter ido parar no espaço aéreo norte-americano.
Em novo comunicado emitido nesta sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da China disse ter investigado o caso e concluiu se tratar de um equipamento científico. Pequim também disse que continuará a manter comunicações com os Estados Unidos para lidar adequadamente com o episódio, que chamou de inesperado.
Pequim alegou que o balão foi parar no espaço aéreo norte-americano por conta de “ventos de oeste e capacidade de controle limitada” do balão.
“A China é um país responsável e estamos sempre observando as leis internacionais. Não temos intenção de invadir o espaço aéreo dos Estados Unidos“, disse, mais cedo, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning. “Esperamos que ambos os lados possam lidar com o assunto com calma e prudência.”
O governo dos Estados Unidos ainda não haviam se manifestado sobre o caso até a última atualização desta notícia, apenas anunciou a mudança na viagem de Blinken.
Em encontro inédito, Biden e Xi Jinping se reúnem na Indonésia antes da cúpula do G20
China e Estados Unidos protagonizaram ao longo de 2022 alguns dos momentos de maior tensão diplomática entre os dois países em décadas.
A guerra da Ucrânia colocou os dois países em lados opostos.
Em agosto, a visita da então presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan irritou Pequim, que considera a ilha como parte de seu território e viu o gesto de Pelosi como uma provocação de Washington.
Ao longo do ano, os Estados Unidos também cobraram uma posição da China contra as ambições nucleares da Coreia do Norte, mas Pequim nunca se manifestou e é vista como aliada de Pyongyang.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Ação acontece na quarta-feira (8) e será conduzida pela equipe da União pela Beneficência Comunitária e Saúde (Unisau) Na próxima quarta-feira (8), o Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Joana Mussa Gaze (Vila Zilda) promove uma palestra sobre alimentação saudável e técnicas de desengasgo, com profissionais de enfermagem da União pela Beneficência Comunitária e Saúde (Unisau). A ação acontece às 9 horas e é destinada aos pais e responsáveis pelos alunos. […]
Publicar comentários (0)