Donatello chegou à clínica em Santos, no litoral de São Paulo, na última quinta-feira (1º) pesando 930 g. — Foto: Reprodução/ Facebook
O jabuti Donatello foi encontrado em uma caçamba de lixo em Santos, no litoral de São Paulo. Ele foi levado até a clínica de uma ONG no mesmo dia, já que mal conseguia andar e apresentava um quadro severo de desnutrição e de desidratação.
A médica veterinária Talita Câmara, responsável por animais não convencionais na ONG Viva Bicho, explica que Donatello é da espécie jabuti piranga.
Ela conta que foi levado até a clínica, na última quinta-feira (1º), por uma frequentadora da ONG, que costuma encaminhar gatos e cachorros para castração e que encontrou o animal dentro de uma caçamba de lixo em Santos “Ele mal tinha forças para se levantar, estava com o pênis para fora e todo sujo”.
Donatello chegou à clínica pesando 930 gramas, sendo que, segundo Talita, o ideal seria acima de 1 kg. A idade dele é inconclusiva devido à má-nutrição, porém, a médica veterinária supõe que seja por volta de cinco anos.
Após passar por limpeza e pelos primeiros cuidados, exames de sangue e de imagem foram coletados. Segundo a veterinária, o jabuti está desnutrido e desidratado. “O Donatello tinha alterações no casco, que indicam falta de nutrientes e de vitamina D”.
Jabuti é encontrado dentro de latão de lixo e encaminhado à reabilitação em ONG de Santos, no litoral de São Paulo. — Foto: Arquivo Pessoal
Talita relata que foi preciso utilizar uma sonda esofágica para que o animal possa se alimentar, já que ele sequer tinha forças para fazer isso por conta própria. “Agora, ele está internado com aquecedor e recebendo alimentação adequada, com a suplementação de nutrientes necessários”, disse.
De acordo com a especialista, animais como esse precisam de cuidados especiais de temperatura, ambiente e alimentação. Talita explica que o ideal é que os jabutis vivam na terra e em um local onde possam tomar sol.
Os sintomas do animal indicam que ele não vivia em um ambiente correto e nem tinha uma alimentação adequada, segundo ela. “As patinhas dele ficaram tortas pela falta de nutrientes e por viver em um ambiente de piso frio”.
A veterinária ainda afirmou que, por enquanto, Donatello não tem previsão de alta médica, mas que tudo depende de quanto tempo ele vai demorar para se recuperar e de quando puder se alimentar sem a sonda.
Donatello, o jabuti encontrado em uma caçamba de lixo em Santos, no litoral de SP, na última quinta-feira (1º) ainda não tem previsão de alta. — Foto: Arquivo Pessoal
Publicar comentários (0)